Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63192
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Manifestações educacionais: uma proposta de otimização do processo de tramitação das manifestações educacionais
Autor(es): Eliane Gomes da Silva e Silva
Primeiro Orientador: Ivan Beck Ckagnazaroff
Primeiro membro da banca : Letícia Drummond Rezende
Segundo membro da banca: Kleomara Gomes Cerquinho
Resumo: A presente pesquisa tem como foco as manifestações educacionais oriundas da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais e analisa a evolução das Manifestações Educacionais nos anos de 2015 a 2022 procurando entender os aspectos do processo de tramitação das manifestações educacionais recebidas no setor de Inspeção Escolar da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, bem como, propor uma nova forma de tratar essas demandas. A pesquisa se propõe então a responder as seguintes questões: de que maneira o serviço de Inspeção Escolar da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros organiza o processo de tramitação das manifestações educacionais recebidas no setor? Quais alternativas podem ser utilizadas para melhorar o processo existente com relação à tratativa das manifestações? Para realização deste trabalho, foi utilizada como metodologia a análise documental e a observação participante por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados encontrados apontam para a grande demanda de serviço do Inspetor Escolar, o reduzido número de veículos oficiais, a falta de linha regular de ônibus intermunicipais, bem como, as diversas demandas do dia a dia do Inspetor Escolar. Tudo isso interfere nas respostas às manifestações em tempo hábil. No entanto, é possível melhorar o processo de tramitação das manifestações educacionais direcionadas ao Setor de Inspeção Escolar.
Abstract: This research focuses on educational manifestations originating from the General Ombudsman's Office of the State of Minas Gerais and analyzes the evolution of Educational Manifestations in the years 2015 to 2022, seeking to understand aspects of the processing process of educational manifestations received in the Superintendence's School Inspection sector. Montes Claros Education District, as well as proposing a new way of dealing with these demands. The research therefore aims to answer the following questions: how does the School Inspection service of the Montes Claros Regional Education Superintendence organize the process of processing educational complaints received in the sector? What alternatives can be used to improve the existing process in relation to handling protests? To carry out this work, documentary analysis and participant observation were used as methodology through a qualitative approach. The results found point to the great demand for the School Inspector's service, the small number of official vehicles, the lack of a regular intercity bus line, as well as the various demands of the School Inspector's daily life. All of this interferes with responding to protests in a timely manner. However, it is possible to improve the process of processing educational complaints directed to the School Inspection Sector.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63192
Data do documento: 10-Nov-2023
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