Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Victor Natanael Schwetter Silveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3062967617727151 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Narrayra Granier Cunha | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Érico Aurélio Abreu Cardozo | pt_BR |
dc.creator | Carlos Alessandro Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T15:06:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T15:06:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63195 | - |
dc.description.resumo | Este estudo, baseado em uma pesquisa do tipo descritiva, a partir de uma abordagem quantitativa, buscou captar a opinião dos gestores escolares da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei (Minas Gerais) em relação ao processo de avaliação de desempenho realizado em suas respectivas instituições escolares. No referencial teórico foram utilizados autores como Araújo e Andrade (2021), Bergue (2010), Castro (2018), Dessler (2014), Gonzaga et al. (2017), Lucena (1992), Lück (2009), Pires (2021), Pontes (2016), Santos (2018). A metodologia considerou, como população a ser pesquisada, o conjunto dos gestores das escolas estaduais vinculadas à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-Rei-MG, que é composta por 40 (quarenta) escolas. Como amostra foram selecionados, pelos critérios de acessibilidade e intencionalidade os mesmos 40 gestores escolares, que foram convidados a participar voluntariamente deste estudo. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário de opinião contendo 8 (oito) questões, baseadas em perguntas estruturadas, com opções de resposta do tipo escala Likert de 5 pontos sobre o processo da avaliação de desempenho realizada nas instituições de ensino na qual trabalham. Utilizando o Google Forms, o link do instrumento de coleta de dados, juntamente com o convite para participar na pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido, foram enviados, via e-mail institucional, aos gestores escolares da amostra, para que, espontaneamente, fizessem o acesso e o preenchimento online. Para o tratamento dos dados buscou-se: a) descrever o perfil da amostra; b) verificar as frequências das respostas em cada questão do questionário de opinião, buscando identificar, quais as questões que foram percebidas de forma mais ou menos frequente, permitindo que se identificasse as percepções mais frequentes, positivas ou negativa, dos gestores escolares. Ao final da coleta de dados obteve-se 31 respondentes válidos na amostra. Como resultados, constatou-se que a maior parte dos respondentes se mostrou satisfeito com a clareza dos critérios utilizados para avaliar o seu trabalho, com a utilização do feedback recebido durante o processo de avaliação de desempenho, com a contribuição da avaliação de desempenho para o seu aprimoramento e desenvolvimento profissional, com a identificação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria no trabalho dos gestores, com a transparência do processo de avaliação e a clareza da comunicação dos resultados da avaliação, com a contribuição para a sua evolução na carreira, com a percepção de que a avaliação de desempenho é necessária para a manutenção do servidor no serviço público. Entretanto, 35,5% da amostra não considera que a avaliação de desempenho seja justa e imparcial, 20% da amostra não considera que o feedback após a avaliação de desempenho seja positivo em seu papel de desenvolver os servidores, 25,65% da amostra não concordou plenamente com a ideia de que o processo de avaliação de desempenho efetivamente contribua para o seu aprimoramento e desenvolvimento profissional, 22,5% da amostra não concordou plenamente com a transparência do processo da avaliação de desempenho e com comunicação clara em relação aos resultados e 32,3% da amostra não concordou plenamente com a afirmação de que a avaliação de desempenho é importante para que o servidor se mantenha no serviço público. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestores Escolares | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Benefícios | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | A avaliação de desempenho no serviço público: a percepção dos gestores de escolas públicas estaduais, em Minas Gerais, sobre o processo da avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carlos Alessandro Barbosa - Versão Final - Pós Banca (1).pdf | 877.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.