Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/63217
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O desenho do canteiro: controvérsias e possibilidades |
Autor(es): | Marcela Silviano Brandão Lopes Maria Emília Senra Toledo |
Resumen: | Este artigo pretende contribuir na investigação sobre os modos como os saberes construtivos podem ser incorporados de maneira mais efetiva à prática arquitetônica. A discussão proposta aqui terá como foco o saber dos operários das obras, que considerados meros executores, não participam das discussões que subsidiam os projetos desenvolvidos. Entretanto, percebe-se que as práticas engendradas durante o ato construtivo são soluções potentes, encontradas ali, no saber-fazer, a partir de uma conjunção de experiências, simultaneamente, científicas e táteis, cerebrais e corporais. Para entender como esses saberes foram sendo excluídos do escopo técnico e como foram invisibilizados ao longo do tempo, será apresentada aqui uma breve cartografia das práticas construtivas hegemônicas, inclusive como elas se reproduzem por meio das práticas acadêmicas. Por fim, buscando uma melhor convergência entre as duas práticas, aborda-se a possibilidade de interlocução entre elas a partir do ensino de arquitetura, tentando construir uma aproximação com o trabalho no canteiro. |
Abstract: | This article intends to contribute to the investigation of the ways in which constructive knowledge can be more effectively incorporated into architectural practice. The discussion proposed here will focus on the knowledge of construction workers, who considered mere executors, do not participate in the discussions that subsidize the projects developed. However, it is perceived that the practices engendered during the constructive act are powerful solutions, found there, in the know-how, from a conjunction of experiences, simultaneously scientific and tactile, brain and body. To understand how these knowledges have been excluded from the technical scope and how they have been made invisible over time, a brief cartography of hegemonic constructive practices will be presented here, including how they are reproduced through academic practices. Finally, seeking a better convergence between the two practices, is approached the possibility of interlocution between them from the teaching of architecture, trying to build an approximation with the work on the building site. |
Asunto: | Ensino Arquitetura Construção civil Canteiro de obras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63217 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://enanparq2020.s3.amazonaws.com/MT/22345.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O DESENHO NO CANTEIRO.pdf | 471.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.