Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63234
Type: Artigo de Periódico
Title: BPM acadêmico: mapeamento de processos e de fluxos informacionais na ECI/UFMG
Other Titles: Academic BPM: mapping of processes and information flows at ECI/UFMG
Authors: Elisângela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Gercina Ângela de Lima
Abstract: Novos modelos de gestão de processos contribuem para a reorganização de empresas e instituições públicas com o intuito de melhorar a qualidade de seus serviços. Relata uma iniciativa dentro da proposta de um projeto de extensão, na área de gestão de processos organizacionais por meio da modelagem de processos Business Process Management (BPM), nomeado BPM Acadêmico. As temáticas utilizadas na fundamentação teórica fazem interfaces com outras áreas do conhecimento tais como a gestão de projetos e processos, mapeamento de processos, a modelagem de fluxo informacional, linguagem de notação. Apresenta o planejamento da elaboração e a implantação de uma metodologia de gestão de processos de negócio, e o mapeamento de seus fluxos de informações na construção de uma cultura organizacional, de uma gestão de uma instituição de ensino superior público. As ações processuais contínuas foram realizadas pela equipe da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com um cronograma definido, composto de atividades executadas sucessivamente para os serviços específicos, com vistas ao aperfeiçoamento de todos os setores envolvidos. O projeto é composto por sete fases, sendo que a primeira fase - planejamento teve início em outubro de 2017, prevendo um cronograma de quatro anos. A etapa do descritivo e planejamento dos processos é realizada por meio de entrevistas em cada setor, o que gera a descrição dos principais processos, atividades e respectivos registros informacionais. Os resultados mostram que os procedimentos adotados na metodologia são adequados para a implantação da gestão do projeto e do estudo do fluxo informacional da ECI/UFMG. O envolvimento da equipe com as atividades previstas é uma grande contribuição para alcançar os objetivos do projeto. Conclui-se que estes resultados podem ser utilizados como parâmetros para a gestão de processos em outras instituições acadêmicas, e contribuem para a área da Ciência da Informação em relação aos estudos de gestão de processos no contexto de organizações de ensino público superior.
Abstract: New process management models contribute to the reorganization of companies and public institutions with the aim of improving the quality of their services. This is reported by an initiative within the proposal of an extension project, in the area of organizational process management through Business Process Management (BPM) modeling, named as Academic BPM. The topics used in the theoretical foundation interact with other areas of knowledge such as project and process management, process mapping, information flow modeling, notation language. It presents the planning of the elaboration and the implementation of a business process management methodology, and the mapping of its information flows in the construction of an organizational culture of a public higher education institution management. . Continuous procedural actions were carried out by the team of the School of Information Science (ECI) of the Minas Gerais Federal University (UFMG) with a defined schedule, composed of activities that were applied successively for the specific services, focusing on the improvement of all the sectors involved. The project consists of seven phases, and the first phase of planning began in October of 2017,predicting a schedule of four years. The descriptive and process planning step is performed through interviews in each sector, which generates the description of the main processes activities and respective informational records. The results show that the procedures adopted in the methodology are adequate for the implementation of the project management and the study of the information flow of the ECI / UFMG.The team involvement with the planned activities is the major contribution to the achievement of the project goals. It is concluded that these results can be used as parameters for the process management in other academic institutions, in addition to contributing to the area of Information Science in relation to process management studies in the context of the higher public education organizations.
Subject: Controle de processo
Fluxo da informação
Universidades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63234
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39607
metadata.dc.relation.ispartof: Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPM acadêmico_ mapeamento de processos e de fluxos informacionais na ECI_UFMG.pdf455.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.