Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/63240
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mapeamento de metodologias de gestão de processos de negócios em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Mapping of business process management methodologies in Brazilian public Higher Education Institutions (HEIs) |
Autor(es): | Raíssa Yuri Hamanaka Elisângela Cristina Aganette |
Resumo: | Atualmente, as organizações estão cercadas por um contexto de grande volume informacional, aumento crescente das expectativas dos clientes, ambiente de mudanças contínuas e acirramento da competitividade no mercado global. Nesse contexto a disciplina de gestão de processos de negócio se consolida, no contexto em que a visão funcional das organizações é substituída pela visão orientada à processos. O objetivo da pesquisa foi mapear metodologias BPM aplicadas em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. Para tal foram realizadas buscas na base de teses e dissertações do Portal Capes, encontrando-se 14 metodologias BPM aplicadas no contexto de instituições de ensino. Por meio da metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), as 14 metodologias foram brevemente descritas e comparadas. As metodologias mais completas em relação à contemplação de etapas de uma metodologia BPM foram a de Miguel (2015), Barbosa (2016), Pina (2013) e Oliveira (2018). |
Abstract: | Currently, organizations are surrounded by a context of high in-formation volume, rising customer expectations, a continually changing environment, and increased competitiveness in the glob-al market. In this context the discipline of business process man-agement is consolidated, in the context in which the functional view of organizations is replaced by the process oriented view. The objective of the research was to map BPM methodologies ap-plied in Brazilian public higher education institutions. For this purpose, searches were made in Portal Capes' theses and dissertations database, and were found 14 BPM methodologies applied in the context of educational institutions. Through Bardin's (1977) Content Analysis methodology, the 14 methodologies were briefly described and compared. The most complete methodologies regarding the contemplation of stages of a BPM methodology were Miguel’s methodology (2015), Barbosa’s methodology (2016), Pi-na’s methodology (2013) and Oliveira’s methodology (2018). |
Assunto: | Gestão de negócios Controle de processo Ensino superior |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63240 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19228 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mapeamento de metodologias de gestão de processos de negócios em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras.pdf | 225.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.