Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63315
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética
Autor(es): Marcia Santos Pereira
Carla Aparecida Spagnol
Solange Cervinho Bicalho Godoy
Soleane Franciele da Silva
Jéssica Gabrielle Rossi Silva
Eliane Marina Palhares Guimarães
Resumo: Mediante pesquisa qualitativa com a técnica do discurso do sujeito coletivo, este estudo analisa a educação à distância como metodologia ativa na educação permanente de equipe de enfermagem de hospital universitário de Minas Gerais. Coletados por meio de questionário e de grupo focal, os dados foram organizados conforme três ideias centrais que emergiram nas reuniões. Para os participantes da pesquisa, a modalidade à distância pode ser considerada uma metodologia ativa de ensino que possibilita intervenções no trabalho, desde que haja infraestrutura necessária para o desenvolvimento do processo de trabalho e realização das capacitações no ambiente laboral. Para concluir, ressalta-se a importância do trabalhador da enfermagem ser sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem, utilizando a educação permanente em saúde para prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma integral, ética e segura.
Abstract: This qualitative research, based on the discourse of the collective subject, analyzes distance education as an active methodology in the continuing education of a nursing team at a university hospital in Minas Gerais. Data were collected by means of a questionnaire and a focus group, and organized according to three central ideas that emerged in the meetings. Research participants see distance education as an active teaching methodology that enables interventions at work, provided that there is necessary infrastructure for developing the work process and implementing training in the work environment. The analysis also emphasizes the importance of nursing workers being an active subject in their teaching-learning process, using continuing health education to provide integral, ethical, and safe care to the Unified Health System users.
Assunto: Educação Continuada
Educação à Distância
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Capacitação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT
URI: http://hdl.handle.net/1843/63315
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Bioética
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia ativa na educação permanente para pdfa.pdf228.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.