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dc.creatorMarcia Santos Pereirapt_BR
dc.creatorCarla Aparecida Spagnolpt_BR
dc.creatorSolange Cervinho Bicalho Godoypt_BR
dc.creatorSoleane Franciele da Silvapt_BR
dc.creatorJéssica Gabrielle Rossi Silvapt_BR
dc.creatorEliane Marina Palhares Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T23:11:28Z-
dc.date.available2024-01-24T23:11:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage725pt_BR
dc.citation.epage733pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PTpt_BR
dc.identifier.issn19838042pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63315-
dc.description.abstractThis qualitative research, based on the discourse of the collective subject, analyzes distance education as an active methodology in the continuing education of a nursing team at a university hospital in Minas Gerais. Data were collected by means of a questionnaire and a focus group, and organized according to three central ideas that emerged in the meetings. Research participants see distance education as an active teaching methodology that enables interventions at work, provided that there is necessary infrastructure for developing the work process and implementing training in the work environment. The analysis also emphasizes the importance of nursing workers being an active subject in their teaching-learning process, using continuing health education to provide integral, ethical, and safe care to the Unified Health System users.pt_BR
dc.description.resumoMediante pesquisa qualitativa com a técnica do discurso do sujeito coletivo, este estudo analisa a educação à distância como metodologia ativa na educação permanente de equipe de enfermagem de hospital universitário de Minas Gerais. Coletados por meio de questionário e de grupo focal, os dados foram organizados conforme três ideias centrais que emergiram nas reuniões. Para os participantes da pesquisa, a modalidade à distância pode ser considerada uma metodologia ativa de ensino que possibilita intervenções no trabalho, desde que haja infraestrutura necessária para o desenvolvimento do processo de trabalho e realização das capacitações no ambiente laboral. Para concluir, ressalta-se a importância do trabalhador da enfermagem ser sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem, utilizando a educação permanente em saúde para prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma integral, ética e segura.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Bioética-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherEducação à Distânciapt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherSistema Único de Saúdept_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleMetodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioéticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PTpt_BR
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