Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/63321
Tipo: Artigo de Evento
Título: Motivação docente na atuação em programas de pós-graduação stricto sensu: uma análise a partir da teoria da autodeterminação
Autor(es): Ana Carolina Vasconcelos Colares
Mariana Camilla Coelho Silva Castro
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
João Estevão Barbosa Neto
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores motivacionais que levam os docentes da área de Ciências Contábeis a atuarem na pós-graduação stricto sensu tendo como base a Teoria da Autodeterminação. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário, baseado no instrumento The Work Tasks Motivation Scale for Teacher desenvolvido por Fernet et al. (2008), respondido por 108 professores dos 33 programas de pós-graduação stricto sensu da área de Contabilidade. De acordo com os resultados, a maior parte dos docentes é motivada extrinsecamente por meio da regulação identificada, e as dimensões de motivação se mostraram maiores para docentes do gênero feminino e para aqueles que atuam em instituições privadas. Na regulação identificada o indivíduo internaliza o comportamento por achá-lo importante ou útil. Adicionalmente, verificou-se que a motivação está relacionada menos ao acesso a recursos financeiros e mais ao prestígio que a docência traz em relação aos seus pares.
Asunto: Autodeterminação (Educação)
Pos-graduação
Motivação no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21714/2177-2541EnEPQ2018
URI: http://hdl.handle.net/1843/63321
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=90&cod_edicao_subsecao=1543&cod_edicao_trabalho=24135
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Motivação Docente na Atuação em Programas de Pós -Graduação Stricto Sensu.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.