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http://hdl.handle.net/1843/63359
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Absenteísmo do professor. Uma proposta para a transparência de dados |
Autor(es): | Samella Nayara Rodrigues de Souza |
Primeiro Orientador: | Antônio Artur de Souza |
Primeiro membro da banca : | Eduardo Amat de Souza |
Segundo membro da banca: | Cristina Teles Saldanha |
Resumo: | O estudo tem por objetivo analisar a disponibilidade de dados sobre o absenteismo de professores da rede publica estadual comparando o estado Minas Gerais com o estado do Mato Grosso durante os anos 2018, 2019 e durante a pandemia em 2020. A pesquisa documental foi censitaria, tendo como referencia os dados de absenteísmo de 2018, 2019 e 2020 por meio de relatórios publicados nos sites das respectivas secretarias e nos diários oficiais dos estados. A coleta foi realizada por meio de busca por palavras-chave/frases, como "licenças concedidas, no interior e na sede" buscando dados no Diário Oficial de Minas Gerais (DOM - Jornal Minas Gerais) e uso da palavra "Absenteismo" no site da Secretaria de Educa9ao do Mato Grosso (SEDUC) a pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2023. A Secretaria de Minas Gerais não expõe de forma clara seus dados publicados sobre o absenteísmo do professor, se e possivel analisar caso a caso procurando no Diário Oficial (DOM) do estado, em contrapartida, na Secretaria do Mato Grosso e possível encontrar uma aba direcionada ao absenteísmo e também a96es praticas para promover a diminui9ao do mesmo. Já em Minas Gerais, pode-se concluir que o Diário Oficial e a única fonte de acesso as informa96es sobre os servidores, porem seria interessante e norteadora uma maior transparência de dados pela Secretaria de Estado de Educa9ao de Minas Gerais, pois são essas informa96es que poderão ser usadas para cria9ao de politicas publicas dentro de cada realidade. Outros estudos poderão investigar os motivos que levam ao absenteísmo antes, durante e pós pandemia e quais as melhores ações para a promoção de saúde e qualidade de vida com o intuito de diminuir as ausências e os custos que são gerados atraves delas. |
Assunto: | Administração Gestão Pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Curso: | Curso de Graduação em Gestão Pública (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63359 |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
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