Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63359
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dc.contributor.advisor1Antônio Artur de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0597505816212353pt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo Amat de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Cristina Teles Saldanhapt_BR
dc.creatorSamella Nayara Rodrigues de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6265013712461271pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T14:39:28Z-
dc.date.available2024-01-25T14:39:28Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63359-
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo analisar a disponibilidade de dados sobre o absenteismo de professores da rede publica estadual comparando o estado Minas Gerais com o estado do Mato Grosso durante os anos 2018, 2019 e durante a pandemia em 2020. A pesquisa documental foi censitaria, tendo como referencia os dados de absenteísmo de 2018, 2019 e 2020 por meio de relatórios publicados nos sites das respectivas secretarias e nos diários oficiais dos estados. A coleta foi realizada por meio de busca por palavras-chave/frases, como "licenças concedidas, no interior e na sede" buscando dados no Diário Oficial de Minas Gerais (DOM - Jornal Minas Gerais) e uso da palavra "Absenteismo" no site da Secretaria de Educa9ao do Mato Grosso (SEDUC) a pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2023. A Secretaria de Minas Gerais não expõe de forma clara seus dados publicados sobre o absenteísmo do professor, se e possivel analisar caso a caso procurando no Diário Oficial (DOM) do estado, em contrapartida, na Secretaria do Mato Grosso e possível encontrar uma aba direcionada ao absenteísmo e também a96es praticas para promover a diminui9ao do mesmo. Já em Minas Gerais, pode-se concluir que o Diário Oficial e a única fonte de acesso as informa96es sobre os servidores, porem seria interessante e norteadora uma maior transparência de dados pela Secretaria de Estado de Educa9ao de Minas Gerais, pois são essas informa96es que poderão ser usadas para cria9ao de politicas publicas dentro de cada realidade. Outros estudos poderão investigar os motivos que levam ao absenteísmo antes, durante e pós pandemia e quais as melhores ações para a promoção de saúde e qualidade de vida com o intuito de diminuir as ausências e os custos que são gerados atraves delas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Graduação em Gestão Pública (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectTransparência de dadospt_BR
dc.subjectAbsenteísmopt_BR
dc.subjectAbsenteísmo do professorpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSecretaria de educaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleAbsenteísmo do professor. Uma proposta para a transparência de dadospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

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