Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63372
Type: Artigo de Periódico
Title: A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH
Other Titles: The construction of narrative in texts produced by students with and without ADHD
Authors: Renata Amaral de Matos Rocha
Abstract: Com esta pesquisa, verificamos o desempenho de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, divididos em dois grupos: i. sujeitos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e ii. com alto nível de atenção e sem esse Transtorno, comparativamente, em suas produções de texto narrativo escrito, quando submetidos às mesmas condições de produção. No âmbito do texto, analisamos alguns dos aspectos de sua construção e organização, como: estrutura narrativa, percepção de elementos de um texto fonte, universo de referência, unidade temática, progressão textual, propósito comunicativo, relevância informativa, relação entre textos. O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verificar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenho linguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit de atenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? Adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. Buscamos fundamentação, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, George J., STONER, Gary, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e na proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção de texto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que os alunos com TDAH têm desempenho inferior ao dos alunos sem o transtorno. Verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que o desempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em alguns outros aspectos analisados.
Abstract: With this research, we verified the performance of students in the final years of elementary school, divided into two groups:i. subjects with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and ii. with a high level of attention and without this Disorder,comparatively, in their productions of written narrative text, when submitted to the same production conditions. In the context of the text, we analyzed some of the aspects of its construction and organization, such as: narrative structure, perceptionof elements of a source text, universe of reference, thematic unit, textual progression, communicative purpose, informative relevance, relationship between texts. Our purpose with this investigation was to compare the performance of these two groups of students, in order to verify possible differences in performance between them and to look for evidence that canexplain them. Thus, we seek to answer these questions: is there a difference in linguistic performance between students with ADHD and students with a high level of attention? Is the linguistic performance of students with ADHD lower than that of students with a high level of attention? To what extent can the attention deficit contribute to the inefficient linguisticperformance of people with ADHD? We adopted some methodological procedures linked to quasi-experimental research and linked to the qualitative approach of investigation.Basically, we seek foundations in the literature on ADHD (BARKLEY, 2008, DUPAUL, George J., STONER, Gary, 2007, DSM-5)and in studies on text and language practices (BEAUGRADE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), and on the proposal of narrative structure found in Labov and Waletsky (1968) and Labov (1972). The results of this research show that there are differences in theperformance between thegroups of informants in the production of written texts. However, the evidence does not support our initial hypothesis that students with ADHD perform worse than students without the disorder. We found that in some ways GCA performsbetter than GET, but in others GET performs better; and there is also identical performance in some other aspects analyzed.
Subject: Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Atenção
Linguagem
Narrativa (retórica)
Produção de textos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5281/zenodo.8172382
URI: http://hdl.handle.net/1843/63372
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://zenodo.org/records/8172382
metadata.dc.relation.ispartof: Revista letras raras
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH.pdf445.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.