Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63491
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Publicidade e transparência como controle social: um comparativo entre as Caixas Escolares da rede Estadual de Minas Gerais e o SESC – Serviço Social do Comércio pertencente ao Sistema S |
Authors: | Alexandro Duarte Pereira |
First Advisor: | Daniele Oliveira Xavier |
First Referee: | Ricardo Augusto Oliveira Santos |
Second Referee: | Thaís Alves dos Santos |
Abstract: | O presente trabalho procurou demonstrar qual é o a percepção social de controle interno referente a publicidade e transparência em licitações de duas entidades privadas que trabalham com recursos públicos, sendo as Caixas Escolares vinculadas as Escolas Estaduais de Minas Gerais em comparativo com o SESC – Serviço Social do Comércio em relação ao controle social interno e externo por meio da transparência e publicidade. Procurou-se Identificar através do método exploratório de dados públicos e disponíveis através dos portais do governo de Minas Gerais e do SESC a estrutura interna de cada entidade e analisar como que é a composição dos seus membros e como fazem o controle interno da gestão das entidades e da mesma forma como é possível fazer o controle externo através da publicação e transparência da execução dos recursos públicos manuseados pelas Caixas Escolares e pelo o SESC. O objetivo da pesquisa em sua base principal foi descrever e explorar como que as Caixas Escolares em comparativo com o SESC dão transparência e publicidade em suas licitações e desta forma encontrar na pesquisa como que é possível ter o controle social destas entidades. Para chegar na interpretação do resultado foi usado no presente trabalho a metodologia de pesquisa dos dados públicos de forma exploratória e descritiva, dados estes disponíveis nos portais das entidades ligadas ao Governo de Minas Gerais e no portal da transparência do SESC. Identificou-se que dentro das estruturas internas enquanto controle social existe uma relação de hierarquia nas Caixas Escolas das comissões de fiscalização para a diretoria da Caixa Escolar e em tese no SESC já existe uma relação já mais equilibrada e independente dos membros do conselho de fiscalização em relação a administração do SESC. Observa-se que em relação a publicação e transparência de seus atos as Caixas Escolares precisam adotar melhores práticas tendo em vista que é limitado o acesso as prestações de conta e aos atos de gestão. O enfoque do trabalho é as Caixas Escolares e como resultado é possível identificar que a figura jurídica das Caixas Escolares que mantém os seus membros como voluntários faz com que fique prejudicado o controle social tanto interno quanto externo de suas prestações de conta. |
Subject: | Administração Gestão Pública |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63491 |
Issue Date: | 27-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gestão Pública - 16-01-2024-1.pdf | 784.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.