Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63543
Type: Dissertação
Title: Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
Authors: Cristiane Costa Gonçalves
First Advisor: Daniela Antunes Lessa
First Referee: Mateus Humberto Andrade
Second Referee: Carlos Fernando Ferreira Lobo
Third Referee: Leandro Cardoso
Abstract: Garantir condições de acesso à cidade para todas as pessoas é um dos maiores desafios da mobilidade urbana. Esse desafio se torna ainda mais complexo quando pensamos na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida; sobretudo nos centros urbanos históricos, em que as cidades não eram projetadas por meio de uma arquitetura inclusiva, tão pouco planejavam receber o fluxo intenso de transporte individual motorizado. Pensando nisso, este estudo abordou questões de acessibilidade, e as condições de caminhabilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos centros urbanos históricos. Abordando temas que vão de mobilidade inclusiva, ao direito das pessoas com deficiência, com destaque para a importância da adaptação dos ambientes urbanos para atender a necessidade de todos. Além disso, o estudo discorreu sobre o impacto na mobilidade desse grupo específico da população – ocasionado por barreiras físicas e atitudinais –, tendo como objetivo principal, a adaptação do Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos (ICCH), sob a ótica e percepção das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Desse modo, para alcançar os objetivos, foram utilizadas técnicas e métodos participativos como o grupo focal, entrevista individual, o passeio acompanhado e a técnica best-worst scaling (BWS). Em um segundo momento, realizou-se a aplicação do ICCH, tendo como recorte o centro histórico de Mariana-MG. Por meio da aplicação, identificaram-se não apenas possíveis fragilidades na infraestrutura física, mas também barreiras atitudinais, que são consideradas grandes obstáculos para a plena participação das pessoas com deficiência no cotidiano urbano. Ademais, esta pesquisa revelou que o Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos não foi suficiente para mensurar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Após a adaptação do índice sob a percepção do público-alvo deste estudo, constatou-se que, qualitativamente, as condições de caminhabilidade passaram de “ruim” para “boa”. No entanto, esses resultados não refletiram a realidade atual da área de estudo. Dessa maneira, percebeu-se que são necessárias adaptações em indicadores específicos para alcançar um maior nível de detalhe, uma vez que a acessibilidade está nos pormenores. Quanto ao estudo de caso, a aplicação do índice se mostrou uma ferramenta eficiente para avaliar a caminhabilidade em Mariana-MG, mesmo que de uma forma geral, se tornando um balizador para a proposição de soluções no ambiente construído com o objetivo de melhorar a caminhabilidade de todas as pessoas, deixando evidente que as cidades históricas podem ser adaptadas sem descaracterizar o patrimônio histórico-cultural. Portanto, esta dissertação ressalta a importância de considerar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao planejar e desenvolver cidades históricas. A acessibilidade na caminhabilidade não apenas promove a inclusão, mas também enriquece a experiência humana. A pesquisa destaca, ainda, a relevância da criação de métodos participativos em conjunto com as políticas públicas abrangentes e colaborativas para se alcançar um objetivo: criar cidades históricas verdadeiramente acessíveis e inclusivas para toda a sociedade.
Abstract: Ensuring city access for all individuals is one of the greatest challenges in urban mobility. This challenge becomes even more intricate when considering the promotion of accessibility for people with disabilities and/or reduced mobility, especially in historic urban centers where cities were not designed with inclusive architecture and seldom anticipated the influx of individual motorized transportation. With this in mind, the study addressed issues of accessibility and the walkability conditions for people with disabilities and/or reduced mobility in historic urban centers. Encompassing topics ranging from inclusive mobility to the rights of disabled individuals, the study underscored the importance of adapting urban environments to cater to the needs of everyone. Additionally, the study delved into the impact on mobility for this specific population group, driven by both physical and attitudinal barriers. Its primary objective was to adapt the walkability index of historic urban centers from the perspective and perception of people with disabilities and/or reduced mobility. To achieve these objectives, participatory techniques and methods were utilized, including focus groups, individual interviews, guided walks, and the Best-Worst Scaling (BWS) technique. In a subsequent phase, the application of the Historic Urban Walkability Index (HUWI) was conducted within a segment of Mariana-MG's historical center. Through this application, potential spatial weaknesses were identified. Beyond physical barriers, attitudinal barriers also posed significant obstacles to the full participation of people with disabilities in urban life. The research demonstrated that the Historic Urban Walkability Index was insufficient to measure the needs of people with disabilities and reduced mobility. After adapting the index from the perspective of the research's target audience, it was found that qualitatively, walkability conditions shifted from "poor" to "good." However, these results were not realistic given the current conditions of the study area. In this regard, it was observed that specific indicators need adjustments to attain a higher level of detail, as accessibility lies in the finer details. Regarding the case study, the index's application proved to be an effective tool in evaluating walkability in Mariana-MG, even in a general sense. This served as a benchmark for proposing solutions in the built environment to enhance walkability for all individuals, emphasizing that historic cities can be adapted without compromising cultural and historical heritage. In conclusion, this dissertation highlights the importance of considering the needs of people with disabilities and reduced mobility when planning and developing historic cities. Accessible walkability not only promotes inclusion but also enriches the human experience. The research further underscores the significance of creating participatory methods in conjunction with comprehensive and collaborative public policies to achieve a common goal: creating truly vibrant, accessible, and inclusive historic cities for people.
Subject: Transportes
Caminhabilidade
Acessibilidade
Mariana (MG)
Participação popular
Mobilidade urbana
Pessoas com deficiência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63543
Issue Date: 31-Oct-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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