Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63572
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Alimentação escolar: uma avaliação diagnóstica do PNAE e da agricultura familiar nas escolas estaduais pertencentes a Superintendência Regional de Ensino de Pirapora MG
Autor(es): Aline Cardoso Silva Oliveira
Primeiro Orientador: Daniele Oliveira Xavier
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de realizar uma análise diagnóstica do PNAE e da Agricultura Familiar, nas escolas pertencentes a Superintendência Regional de Ensino de Pirapora - Minas Gerais. Tendo por característica principal uma abordagem qualitativa, com o intuito de avaliar diagnosticamente a aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com recursos advindos do estado de Minas Gerais e da aquisição de itens da agricultura familiar, através da pesquisa documental e exploratória. A alimentação Escolar é um direito garantido a todos estudantes da rede pública de ensino, desde a década de 1940 com a instalação da Comissão Nacional de Alimentação e atualmente, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Este programa tem o intuito de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, melhoria do rendimento escolar, atuando através de ações educativas e contribuindo para a construção de hábitos alimentares saudáveis. Portanto, a presente pesquisa tangencia temas relacionados à agricultura familiar, insegurança alimentar e execução financeira de recursos recebidos pelas caixas escolares da Superintendência Regional de Ensino de Pirapora, Minas Gerais. Assim, foi realizado um estudo por meio da compilação dos dados do portal da transparência de Minas Gerais, baseados nos anos 2020 a 2022, para cada caixa escolar/modalidade destinada e do portal INEP, com o quantitativo de alunos. Ao final da pesquisa, foi possível identificar um aumento na distribuição de valores às Caixas Escolares, apresentado uma variação no aumento de recurso recebido para alimentação entre 19% e 435%. O aumento verificado foi analisado ainda sob a ótica dos valores distribuídos per capta/por unidade escolar. Percebeu-se ainda que a distribuição dos valores não parece obedecer a uma alocação de recursos com base no quantitativo de alunos cadastrados. Por fim, indica-se a necessidade de estudos futuros para aprofundamento dos achados.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63572
Data do documento: 28-Set-2023
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