Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63575
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação Inclusiva : vitórias e percalços de escolas estaduais Inclusivas de Minas Gerais
Autor(es): Andréia Lopes de Oliveira
Primeiro Orientador: Antônio Artur de Souza
Resumo: O trabalho apresentado resgata a questão da interação entre a escola e a família e, o papel do Estado na Gestão do Processo de Ensino e Aprendizagem das crianças portadoras de necessidades especiais. A família, enquanto espaço de orientação da identidade do indivíduo deve, juntamente com a escola, estabelecer uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Esse elo assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social da escola. A relação - família e escola - proporciona ao estudante um equilíbrio emocional e educacional que possibilitará avanços em seu desenvolvimento cognitivo e crescimento na aprendizagem. O tema, “Interação Família e Escola no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança", já vem sendo abordado e analisado por artigos e pesquisas sobre Educação Especial. O objetivo deste artigo é analisar o envolvimento e os deveres da família e da escola, enquanto instituições de suma importância no desenvolvimento do estudante com necessidades especiais, evidenciando a importância da interação entre família e escola na vida educacional da criança deficiente.
Abstract: The work presented here addresses the issue of interaction between school and family and also the role of the State in Managing the Teaching and Learning Process of children with special needs. The family, as a space for guiding the individual's identity, must, together with the school, establish a partnership in order to contribute to the integral development of children and adolescents. This link will ultimately ensure the full fulfillment of the school’s social function. The relationship - family and school - provides the student with an emotional and educational balance that will enable advances in their cognitive development and growth in learning. The theme, “Family and School Interaction in the Child's Teaching and Learning Process", has already been addressed and analyzed by articles and research on Special Education. The objective of this article is to analyze the involvement and duties of the family and school, while institutions of paramount importance in the development of students with special needs, highlighting the importance of interaction between family and school in the educational life of disabled children. Keywords: Public policy; inclusive education; Disabled students; Inclusion; deficiency; training; accessibility
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63575
Data do documento: 7-Dez-2023
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