Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/63618
Tipo: Artigo de Evento
Título: Objetivismo criativo e modelagem ambiental para o aprender-fazer em arquitetura e urbanismo
Autor(es): Gustavo Henrique Campos de Faria
Renato César Ferreira de Souza
Resumen: Neste trabalho discutimos as práticas do aprender-fazer do projeto de arquitetura e urbanismo frente as epistemologias do século XX e XXI, com ênfase no racionalismo crítico, nas teorias da biologia do conhecimento e na complexidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que se anlaisa como estudo de caso dois bimestres letivos de uma disciplina de prjojeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo 201/1 em regime remoto com aulas síncronas e 2022/1 em regime presencial. O processo de projeto foi fundamentado na tomada de decisões para a geração de hipóteses projetuais e seus testes realizados a partir da concepção de modelos ambientais tridimensionais. Como conclusão, destaca-se que: muitos estudantes apresentaram soluções projetuais derivadas de hipóteses únicas, refletindo em seu processo criativo e no resultado dos trabalhos finais; a turma em regime remoto obteve maior rendimento, aprofundando as discussões em aula; e a limitação de conhecimento em ferramentas e software refletiu em trabalhos incompletos e/ou genéricos.
Asunto: Projeto arquitetônico
Epistemologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63618
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso de Arquitetura
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.