Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63618
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gustavo Henrique Campos de Faria | pt_BR |
dc.creator | Renato César Ferreira de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T14:11:15Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T14:11:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.citation.issue | XL Encontro e XXV Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul (arquisur) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63618 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho discutimos as práticas do aprender-fazer do projeto de arquitetura e urbanismo frente as epistemologias do século XX e XXI, com ênfase no racionalismo crítico, nas teorias da biologia do conhecimento e na complexidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que se anlaisa como estudo de caso dois bimestres letivos de uma disciplina de prjojeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo 201/1 em regime remoto com aulas síncronas e 2022/1 em regime presencial. O processo de projeto foi fundamentado na tomada de decisões para a geração de hipóteses projetuais e seus testes realizados a partir da concepção de modelos ambientais tridimensionais. Como conclusão, destaca-se que: muitos estudantes apresentaram soluções projetuais derivadas de hipóteses únicas, refletindo em seu processo criativo e no resultado dos trabalhos finais; a turma em regime remoto obteve maior rendimento, aprofundando as discussões em aula; e a limitação de conhecimento em ferramentas e software refletiu em trabalhos incompletos e/ou genéricos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso de Arquitetura | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | hipotético-dedutivo | pt_BR |
dc.subject | hipotético-dedutivo | pt_BR |
dc.subject | processo de projeto | pt_BR |
dc.subject | processo de projeto | pt_BR |
dc.subject.other | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | Objetivismo criativo e modelagem ambiental para o aprender-fazer em arquitetura e urbanismo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Objetivismo criativo e modelagem ambiental em Arquitetura e Urbanismo - Arquisur 2022 - Computação Ambiental e Modelagem em Arquitetura e Urbanismo.pdf | 496.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.