Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGustavo Henrique Campos de Fariapt_BR
dc.creatorRenato César Ferreira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T14:11:15Z-
dc.date.available2024-02-01T14:11:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.issueXL Encontro e XXV Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul (arquisur)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63618-
dc.description.resumoNeste trabalho discutimos as práticas do aprender-fazer do projeto de arquitetura e urbanismo frente as epistemologias do século XX e XXI, com ênfase no racionalismo crítico, nas teorias da biologia do conhecimento e na complexidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que se anlaisa como estudo de caso dois bimestres letivos de uma disciplina de prjojeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo 201/1 em regime remoto com aulas síncronas e 2022/1 em regime presencial. O processo de projeto foi fundamentado na tomada de decisões para a geração de hipóteses projetuais e seus testes realizados a partir da concepção de modelos ambientais tridimensionais. Como conclusão, destaca-se que: muitos estudantes apresentaram soluções projetuais derivadas de hipóteses únicas, refletindo em seu processo criativo e no resultado dos trabalhos finais; a turma em regime remoto obteve maior rendimento, aprofundando as discussões em aula; e a limitação de conhecimento em ferramentas e software refletiu em trabalhos incompletos e/ou genéricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Arquitetura-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecthipotético-dedutivopt_BR
dc.subjecthipotético-dedutivopt_BR
dc.subjectprocesso de projetopt_BR
dc.subjectprocesso de projetopt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subject.otherEpistemologiapt_BR
dc.titleObjetivismo criativo e modelagem ambiental para o aprender-fazer em arquitetura e urbanismopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.