Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63694
Type: Monografia (especialização)
Title: A tristeza é senhora: a crítica social na obra de Criolo, o signo da exclusão incorporado à música brasileira através da metáfora da dor
Authors: Renato Alessandro da Silva
First Advisor: Aline Magalhães Pinto
First Referee: Rodrigo Prado Mudesto
Second Referee: Breno Anderson Souza de Miranda
Abstract: A linguagem do nosso cancioneiro popular é a linguagem de uma metáfora em que sobressai o cantar da dor, da resiliência, mas também o cantar em que insurge a crítica social, em que nosso povo extravasa o descontentamento com as mazelas que teimam em nos atrasar e impedir nossa prosperidade – capaz de assegurar dignidade para a população por inteiro e não apenas a uma casta egoísta, já tão abastada. Neste lugar de fala, está presente a canção do rap como gênero de expressão, como voz que capitaneia o excluído e o marginalizado. As letras, para além da crítica social, tencionam elevar a autoestima desses personagens aos quais o espaço conferido pela sociedade não raro é o do crime e da marginalidade. No Brasil, o Poder tem servido àquelas estruturas indevassáveis, ancoradas no patriarcado, no coronelismo, na concentração de renda, alicerces a partir dos quais as castas se mantêm e se perpetuam com seu poder de ‘mando/comando’. No espaço urbano em que a linguagem do rap se dá, há uma enunciação em que os aspectos de tempo, espaço e pessoa estão delineados a partir da repressão e da falta de perspectiva social. É um espaço também em que se presentifica a violência, como resultado de um processo cristalizado de Poder, com as nuances já estabelecidas (opressor x oprimido). Sob a ótica da análise da linguagem e de suas instâncias de enunciação, este trabalho voltará olhos para letras de canções pinçadas da obra de Kleber Cavalcante Gomes, nascido a 05 de setembro de 1975, na maior metrópole do país — cujo pseudônimo Criolo assina inúmeras composições de nosso cancioneiro popular contemporâneo.As marcas da crítica social, da insurgência da arte e da literatura contra o sistema opressor cristalizado na nossa sociedade alicerçam a obra de Criolo e não deve se olvidar que também lhe perpassa uma constante busca pela afirmação, pela autoestima. Em suas letras, como elementos centrais da discursividade, estarão os criolos, os excluídos da partilha social e das riquezas que o capital produz. Eles são fruto, portanto, de uma limitação ao acesso material e aos bens culturais - que pereniza um país formulado para poucos, no qual os avanços sociais se medem a conta-gotas, sempre refutados com a ojeriza típica e característica das classes abastadas, aqui detentoras do monopólio do poder e da riqueza: uma elite indiferente a qualquer questão social, visto que golpista e egoísta. Não custa lembrar que nossa população negra escravizada foi a última no Ocidente a ser libertada, mas as peias de uma sociedade escravocrata ainda persistem, impingindo sobre os negros e mais pobres toda a chaga de aviltamento de suas condições humanas, não raro com supressão dos direitos do trabalhador e sonegação de cidadania. A arte advinda desses espaços pode ser o signo libertador de um povo. Por isso, este trabalho trará recortes da obra do compositor Criolo, os quais ressaltam a provocação e a crítica social, ao longo de sua discografia. A linguagem utilizada no rap, a sua prática discursiva, seus aspectos simbólicos e imagéticos serão observados através das letras de músicas de Criolo, pinçadas ao longo de sua discografia. Ressalta-se que tais letras são delineadas sob uma perspectiva de linguagem transgressora, como fenômeno social, cultural, político e ideológico. O rap significa que a linguagem pode ser importante elemento cultural na reconstrução da autoestima do povo sobre o qual reflete, inserindo nele perspectiva, valendo-se do signo da exclusão e da metáfora da dor em prol de um futuro.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63694
Issue Date: 4-Dec-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A tristeza é senhora - pós devolução certíssimo.pdf608.78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons