Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63744
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A avaliação da leitura em perguntas sobre o gênero charge: análise em livros didáticos de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): The assessment of reading in questions about the charge genre: analysis in Portuguese language textbooks
Autor(es): Kátya Regina Maciel
Primeiro Orientador: Jairo Venício Carvalhais Oliveira
Primeiro membro da banca : Danúbia Aline Silva Sampaio
Segundo membro da banca: Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco
Resumo: O ensino da Língua Portuguesa, nos últimos dos anos, principalmente após a revolução tecnológica da internet, tem requerido diversas modificações, principalmente no campo da leitura e interpretação textual. A leitura deixou de ser meramente um exercício de decodificação de estruturas sintáticas da língua e, a partir de inferências, passou a exigir a reflexão e percepção mais crítica do leitor, ampliando sua participação e influência sociocultural. Nessa concepção, os gêneros textuais têm contribuído para o alcance desse objetivo, pois, a partir da inserção dos vários gêneros em sala de aula, o aluno compreende melhor o texto, sua função , percebendo e reconhecendo o gênero que melhor se adequa às situações de comunicação reais, além de promover uma leitura reflexiva. Para a realização deste trabalho, elegemos o gênero textual charge como modelo por ser fundamental neste processo de formação de leitura crítica, visto que, o referido gênero chama atenção do leitor por conter geralmente linguagem verbal e não verbal e apresentar situações atuais que provocam a reflexão e levam à investigação por parte do aluno acerca dos temas apresentados, contribuindo para a formação de leitores aptos a formar sua própria opinião e colaborando, assim, para o desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva. A pesquisa é de caráter bibliográfico e está fundamentada nos estudos dos seguintes teóricos: Marcuschi (1999 e 2008), Bakhtin (2003), Regina Dell’Isola (1998), assim como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001).
Abstract: The teaching of the Portuguese language, in recent years, especially after the technological revolution of the internet, has required several changes, especially in the field of reading and textual interpretation. Reading is no longer merely an exercise in decoding the syntactic structures of the language and, based on inferences, started to demand a more critical reflection and perception from the reader, expanding their participation and sociocultural influence. In this conception, textual genres have contributed to the achievement of this goal, because, from the inclusion of various genres in the classroom, the student better understands the text, its function, realizing and recognizing the genre that best suits the situations of real communication, in addition to promoting reflective reading. In order to carry out this work, we chose the textual genre charge as a model for being fundamental in this process of critical reading formation, since that genre draws the reader’s attention because it usually contains verbal language and non-verbal and presents current situations that provoke reflection and lead to an investigation by the student about the themes presented, contributing to the formation of readers able to form their own opinion and thus contributing to the development of critical-reflective reading. The research is bibliographical in nature and is based on the studies of the following theorists: Marcuschi (1999 and 2008), Bakhtin (2003), Regina Dell’Isola (1998), as well as on the guidelines of the National Curriculum Parameters (2001).
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63744
Data do documento: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
m-e-tcc-version-1-0 (2).pdfTCC completo6.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.