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http://hdl.handle.net/1843/63861
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Magali Melleu Sehn | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7780055113926905 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gilca Flores de Medeiros | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Lizeth Mata Delgado | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mariana de Lima e Muniz | pt_BR |
dc.creator | Lilian Amélia dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0633415393949881 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T11:49:11Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08T11:49:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63861 | - |
dc.description.abstract | Over many years, since the 1970s, street art has been increasingly gaining space in the landscape of Brazilian cities, and in October 2011, the first space titled as a museum dedicated to this artistic typology was created in the capital of São Paulo, the Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). The institution emerged from the hands of the artists themselves as a means of promoting and popularizing street art when they were prevented from painting on the pillars of the elevated section of São Paulo subway's Line 1 - Blue. This research is dedicated to tracing a history of the museum's creation, in order to understand its significance within society and contribute to a way of preserving its history and collection through the proposal of a documentation model. In order to better understand the dynamics of street art, this work develops from a general historical overview of this artistic expression, with a focus on the Brazilian context, presenting the specifics of the creation, management, and preservation of MAAU as a case study. In addition to the theoretical framework belonging to the fields of preservation and documentation, there are also testimonies from the artists involved in the creation of the Museum and the results of research from documentary sources and the community. This provides a comprehensive overview of the importance of urban art and MAAU in contemporary society. These findings guided the development of a documentation protocol proposal, designed to be accessible in the short, medium, and long term, aimed at facilitating the management of the Museum's collection records for research and preservation purposes. | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo de muitos anos, desde a década de 1970, a arte de rua foi ganhando cada vez mais espaço na paisagem das cidades brasileiras e em outubro de 2011 foi criado o primeiro espaço intitulado como museu dedicado a essa tipologia artística na capital paulista, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). A instituição surgiu das mãos dos próprios artistas como uma ferramenta de divulgação e de popularização da arte de rua quando tentaram impedi-los de pintar nas pilastras do trecho suspenso da Linha 1 - Azul do metrô de São Paulo. Esta pesquisa dedica-se a traçar um histórico de criação do museu, para compreender sua importância dentro da sociedade e colaborar com uma forma de preservar sua história e seu acervo por meio da proposição de um modelo de documentação. Como forma de compreender de melhor forma a dinâmica da arte de rua, este trabalho se desenvolve a partir de um apanhado histórico geral desta manifestação artística, com destaque para o contexto brasileiro, apresentando como estudo de caso as especificidades da criação, gestão e preservação do MAAU. Além do referencial teórico pertencente ao campo da preservação e da documentação, apresenta-se ainda depoimentos dos artistas envolvidos na criação do Museu e os resultados das pesquisas em fontes documentais e com a comunidade, de forma a oferecer um panorama geral em torno da importância da arte urbana e do MAAU na sociedade contemporânea. Tais resultados nortearam a elaboração de uma proposta de protocolo de documentação, de caráter acessível a curto, médio e longo prazo, que possa facilitar a gestão dos registros do acervo do Museu para fins de pesquisa e preservação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Documentação | pt_BR |
dc.subject | Conservação e restauração de arte de rua | pt_BR |
dc.subject.other | Museu Aberto de Arte Urbana (São Paulo, SP) | pt_BR |
dc.subject.other | Arte urbana | pt_BR |
dc.subject.other | Grafite | pt_BR |
dc.subject.other | Museus - Métodos de registros | pt_BR |
dc.subject.other | Métodos de conservação em museus | pt_BR |
dc.title | Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0353-4409 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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