Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Regina Emery Quitespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943960329335593pt_BR
dc.contributor.referee1Aziz José de Oliveira Pedrosapt_BR
dc.contributor.referee2Mateus Rosadapt_BR
dc.creatorHebert Gerson Soares Júniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2454544073877561pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T12:00:29Z-
dc.date.available2024-02-08T12:00:29Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63863-
dc.description.abstractResearch in the field of art history and architecture was dedicated, among other things, to investigating different aspects of religious buildings and their artistic collection, however, an almost total invisibility was observed in relation to the sacristy washbasins. The questioning about the lack of academic study on them led us to the present research, which aims to carry out a literature review and formal comparative analysis of the monumental washbasins installed in the chapels of Our Lady of Carmo and Saint Francis of Assisi, in Ouro Preto/ MG. For this, it was necessary to understand the emergence of these liturgical-ornamental pieces, their functions and the Catholic Church's guidelines for their manufacture. Typologies, occurrences and terminologies were part of the knowledge construction process, providing support for bibliography surveys and morphological analysis. The work methodology consisted of reading historical and pioneering publications of the chapels, to then work with other authors who address iconographic aspects and attributions of authorship to the master Antônio Francisco Lisboa, to whom the creation of the washbasins is attributed. For the formal analyses, the procedures involved photographic recording, image processing, organoleptic examination, identification of ornamental motifs, their main forms and lines of composition. As a result, general similarities were found between the two works, both in architectural and ornamental elements, which allow us to consider the same workshop in the sculptural making of both. We hope that this work can contribute towards bringing more visibility to the importance of the study of sacristy washbasins, and that the formal analyzes are subsidies for other studies on stone sculpture and authorship attributions, including to the master Antônio Francisco Lisboa.pt_BR
dc.description.resumoAs pesquisas no campo da história da arte e da arquitetura se dedicaram, dentre outras coisas, a investigar aspectos diversos das edificações religiosas e seu acervo artístico, no entanto, observou-se uma invisibilidade quase total em relação aos lavatórios de sacristia. O questionamento sobre a escassez de estudo acadêmico sobre eles nos levou à presente pesquisa, que tem como objetivo realizar a revisão da literatura e análise formal comparativa dos monumentais lavatórios instalados nas capelas de Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG. Para isso, foi necessário compreender o surgimento destas peças litúrgico-ornamentais, suas funções e orientações da Igreja Católica para sua fatura. As tipologias, ocorrências e terminologias foram parte do processo de construção do conhecimento, fornecendo suporte para os levantamentos da bibliografia e da análise morfológica. A metodologia de trabalho consistiu na leitura de publicações históricas e pioneiras das capelas, para em seguida trabalhar com outros autores que abordam aspectos iconográficos e atribuições de autoria ao mestre Antônio Francisco Lisboa, a quem a fatura dos lavatórios é atribuída. Para as análises formais, os procedimentos envolveram o registro fotográfico, tratamento das imagens, exame organoléptico, identificação dos motivos ornamentais, suas principais formas e linhas de composição. Como resultado, foram encontradas semelhanças gerais entre as duas obras, tanto nos elementos arquitetônicos quanto ornamentais, que permitem considerar a mesma oficina na fatura escultórica de ambos. Esperamos que este trabalho possa contribuir no sentido de trazer mais visibilidade para a importância do estudo dos lavatórios de sacristia, e que as análises formais sejam subsídios para outros estudos sobre a escultura em pedra e de atribuições de autoria, inclusive ao mestre Antônio Francisco Lisboa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLavatóriospt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectOuro Pretopt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subject.otherLavatórios - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherDecoração e ornamento eclesiástico - Ouro Preto (MG)pt_BR
dc.subject.otherDecoração e ornamento (Arquitetura) - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherArquitetura religiosa - Ouro Preto (MG)pt_BR
dc.subject.otherEscultura - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherSacristiaspt_BR
dc.titleAs linhas e formas da purificação: revisão da literatura e estudo morfológico dos lavatórios das capelas terceiras de Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MGpt_BR
dc.title.alternativeThe lines and forms of purification: literature review and morphological study of the washbasins of the third chapels of Our Lady of Mount Carmel and Saint Francis of Assisi, in Ouro Preto/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5368-3517pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As linhas e formas da purificação.pdf17.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons