Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/63870
Tipo: | Dissertação |
Título: | Imagens disruptivas da memória: a poética de uma exposição antimonumento |
Título(s) alternativo(s): | Disruptive images of memory: the poetics of an anti-monument exhibition Imágenes disruptivas de la memoria: la poética de una exposición antimonumento |
Autor(es): | Lucas Ferreira de Vasconcellos |
primer Tutor: | Rita Lages Rodrigues |
primer miembro del tribunal : | Janaina Barros Silva Viana |
Segundo miembro del tribunal: | Judite Santos Primo |
Resumen: | A presente pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a exposição Atlântico Vermelho da artista, pesquisadora e educadora Rosana Paulino, que ocorreu em 2017, no interior do Padrão dos Descobrimentos, monumento histórico situado à beira do rio Tejo, na cidade de Lisboa, em Portugal. Em caráter interdisciplinar, o trabalho discute em que medida a práxis artística de Paulino, que articula diferentes temporalidades das imagens do passado, assume uma dimensão pedagógica e decolonial sobre os sentidos hegemônicos da história e sua monumentalização em projetos de exposições museológicas. Dessa maneira, compreende os processos de refazimento da memória coletiva como um importante dispositivo estratégico de disrupção da arte contemporânea, concorrendo para uma poética antimonumento em contextos de extroversão do patrimônio cultural. |
Abstract: | This research presents a case study on the Atlântico exhibition Vermelho by the artist, researcher and educator Rosana Paulino, which took place in 2017, inside the Padrão dos Descobrimentos, a historical monument located at banks of the Tagus River, in the city of Lisbon, in Portugal. In an interdisciplinary character, the work discusses to what extent Paulino's artistic praxis, which articulates different temporalities of images from the past, takes on a pedagogical and decolonial on the hegemonic meanings of history and its monumentalization in museum exhibition projects. In this way, it understands the processes of remaking collective memory as an important strategic device for disruption of contemporary art, contributing to an anti-monument poetics in contexts of extroversion of cultural heritage. |
Asunto: | Paulino, Rosana, 1967- Artistas brasileiros - Séc. XX Museus - Exposições Memória na arte Tempo na arte Arte moderna - Séc. XX-XXI |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63870 |
Fecha del documento: | 30-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado Lucas F. de Vasconcellos (versão final).pdf | 22.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons