Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita Lages Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0109457303275046pt_BR
dc.contributor.referee1Janaina Barros Silva Vianapt_BR
dc.contributor.referee2Judite Santos Primopt_BR
dc.creatorLucas Ferreira de Vasconcellospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015204621413735pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T13:51:13Z-
dc.date.available2024-02-08T13:51:13Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63870-
dc.description.abstractThis research presents a case study on the Atlântico exhibition Vermelho by the artist, researcher and educator Rosana Paulino, which took place in 2017, inside the Padrão dos Descobrimentos, a historical monument located at banks of the Tagus River, in the city of Lisbon, in Portugal. In an interdisciplinary character, the work discusses to what extent Paulino's artistic praxis, which articulates different temporalities of images from the past, takes on a pedagogical and decolonial on the hegemonic meanings of history and its monumentalization in museum exhibition projects. In this way, it understands the processes of remaking collective memory as an important strategic device for disruption of contemporary art, contributing to an anti-monument poetics in contexts of extroversion of cultural heritage.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a exposição Atlântico Vermelho da artista, pesquisadora e educadora Rosana Paulino, que ocorreu em 2017, no interior do Padrão dos Descobrimentos, monumento histórico situado à beira do rio Tejo, na cidade de Lisboa, em Portugal. Em caráter interdisciplinar, o trabalho discute em que medida a práxis artística de Paulino, que articula diferentes temporalidades das imagens do passado, assume uma dimensão pedagógica e decolonial sobre os sentidos hegemônicos da história e sua monumentalização em projetos de exposições museológicas. Dessa maneira, compreende os processos de refazimento da memória coletiva como um importante dispositivo estratégico de disrupção da arte contemporânea, concorrendo para uma poética antimonumento em contextos de extroversão do patrimônio cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectLusofoniapt_BR
dc.subjectExposiçõespt_BR
dc.subjectMusealização da memóriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherPaulino, Rosana, 1967-pt_BR
dc.subject.otherArtistas brasileiros - Séc. XXpt_BR
dc.subject.otherMuseus - Exposiçõespt_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherTempo na artept_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XX-XXIpt_BR
dc.titleImagens disruptivas da memória: a poética de uma exposição antimonumentopt_BR
dc.title.alternativeDisruptive images of memory: the poetics of an anti-monument exhibitionpt_BR
dc.title.alternativeImágenes disruptivas de la memoria: la poética de una exposición antimonumentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1019-7137pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado Lucas F. de Vasconcellos (versão final).pdf22.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons