Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63911
Tipo: Dissertação
Título: Guarde bem esse sorriso: precariedade e subversão nas obras de Marta Neves
Autor(es): Pedro Henrique Resende Moreira
Primeiro Orientador: Rita Lages Rodrigues
Primeiro membro da banca : Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova
Segundo membro da banca: Patricia Gomes de Azevedo
Terceiro membro da banca: Maria Angélica Melendi de Biasizzo
Resumo: Esta dissertação analisa o trabalho artístico de Marta Neves a partir dos temas de desartificação da arte (Entkunstung der Kunst), artificação, Kitsch e erro. Utilizando os escritos de Theodor Adorno, sobre a Indústria Cultural e desartificação, bem como o conceito de “artificação” de Rodrigo Duarte, analisamos a incorporação do objeto comum nas práticas artísticas no século XX, sua relação com o fenômeno do Kitsch, a partir dos escritos de Abraham Moles e Umberto Eco, e manifestações similares no cenário artístico brasileiro anterior à Neves, para montar um panorama de referências teóricas e artísticas que embasam sua produção. Este panorama é, então, colocado em diálogo com nossa análise das suas obras, um levantamento dos seus escritos e uma entrevista, concedida para o presente trabalho, concluindo em um estudo focado na série Não Ideias, 2001-atual, para fundamentar nossa leitura sobre sua apropriação do objeto e sua relação com o tema do “erro”, em uma tentativa de iluminar sua poética, sua interpretação pessoal do Kitsch e a sua valorização do cotidiano.
Abstract: This dissertation analyses Marta Neves' artistic work based on the themes of Entkunstung der Kunst, artification, Kitsch and error. Using the writings of Theodor Adorno on the Culture Industry, his concept of Entkunstung, as well as Rodrigo Duarte’s concept of “artification”, we analyse the beginnings of the incorporation of the common object into artistic practices in the 20th century, its relationship with the phenomenon of Kitsch, based on Abraham Moles’ and Umberto Eco’s writings on the subject, and similar manifestations within Brazil’s prior artistic scenes, to assemble a panorama of theoretical and artistic references that support her production. This panorama is then placed in dialogue with our analysis of her works, a survey of her writings and an interview, given for the present dissertation, concluding with a study focused on the series Não Ideias, 2001- current day, to substantiate our reading regarding her appropriation of the object and its relation to the theme of “error”, in an attempt to illuminate her poetics, personal interpretation of Kitsch and her appreciation of everyday life.
Assunto: Neves, Marta, 1964-
Artistas - Minas Gerais - Séc. XX
Arte - Filosofia
Crítica de arte
Arte moderna - Séc. XX - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63911
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Henrique Resende Moreira - Guarde Bem Esse Sorriso, 2023.pdf4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons