Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita Lages Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0109457303275046pt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lúcia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee2Patricia Gomes de Azevedopt_BR
dc.contributor.referee3Maria Angélica Melendi de Biasizzopt_BR
dc.creatorPedro Henrique Resende Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612858412766309pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T11:57:52Z-
dc.date.available2024-02-09T11:57:52Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63911-
dc.description.abstractThis dissertation analyses Marta Neves' artistic work based on the themes of Entkunstung der Kunst, artification, Kitsch and error. Using the writings of Theodor Adorno on the Culture Industry, his concept of Entkunstung, as well as Rodrigo Duarte’s concept of “artification”, we analyse the beginnings of the incorporation of the common object into artistic practices in the 20th century, its relationship with the phenomenon of Kitsch, based on Abraham Moles’ and Umberto Eco’s writings on the subject, and similar manifestations within Brazil’s prior artistic scenes, to assemble a panorama of theoretical and artistic references that support her production. This panorama is then placed in dialogue with our analysis of her works, a survey of her writings and an interview, given for the present dissertation, concluding with a study focused on the series Não Ideias, 2001- current day, to substantiate our reading regarding her appropriation of the object and its relation to the theme of “error”, in an attempt to illuminate her poetics, personal interpretation of Kitsch and her appreciation of everyday life.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o trabalho artístico de Marta Neves a partir dos temas de desartificação da arte (Entkunstung der Kunst), artificação, Kitsch e erro. Utilizando os escritos de Theodor Adorno, sobre a Indústria Cultural e desartificação, bem como o conceito de “artificação” de Rodrigo Duarte, analisamos a incorporação do objeto comum nas práticas artísticas no século XX, sua relação com o fenômeno do Kitsch, a partir dos escritos de Abraham Moles e Umberto Eco, e manifestações similares no cenário artístico brasileiro anterior à Neves, para montar um panorama de referências teóricas e artísticas que embasam sua produção. Este panorama é, então, colocado em diálogo com nossa análise das suas obras, um levantamento dos seus escritos e uma entrevista, concedida para o presente trabalho, concluindo em um estudo focado na série Não Ideias, 2001-atual, para fundamentar nossa leitura sobre sua apropriação do objeto e sua relação com o tema do “erro”, em uma tentativa de iluminar sua poética, sua interpretação pessoal do Kitsch e a sua valorização do cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectMarta Nevespt_BR
dc.subjectKitschpt_BR
dc.subjectDesartificaçãopt_BR
dc.subjectAntiartept_BR
dc.subject.otherNeves, Marta, 1964-pt_BR
dc.subject.otherArtistas - Minas Gerais - Séc. XXpt_BR
dc.subject.otherArte - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherCrítica de artept_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XX - Brasilpt_BR
dc.titleGuarde bem esse sorriso: precariedade e subversão nas obras de Marta Nevespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7802-3358pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Henrique Resende Moreira - Guarde Bem Esse Sorriso, 2023.pdf4.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons