Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrício José Fernandinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4417807727351064pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos de Azambuja Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2Adriana Romeiropt_BR
dc.creatorGabriel de Souza Santanapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945880726803602pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T13:42:03Z-
dc.date.available2024-02-09T13:42:03Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63920-
dc.description.abstractThis research searches among the works of contemporary artists for manifestations of death that emerge from the long artistic tradition with the theme in its broad scope. It starts from a historical panorama that, using a Warburg perspective, suggests the survival (Nachleben) of images linked to death in the collective imaginary and the emergence of new codes based on the old ones that refuse their death into oblivion. In today's world-moment that is so scientific and materialistic, yet deeply aesthetic and symbolic, death is interdicted, but it constantly breaks its block through mass culture and the fine arts. In this flow of survivals, current images are divided in this research into four domains, namely: the violence of power, the memories of time, the apocalypse of nature and the survival of the spirit. In these domains reside the imagery symbols of contemporary death and survivals from remote eras that were believed to have been long gone. It concludes that artists have reflected on collective and individual finitude in different ways to reestablish the links between death and life in addition to playing with the undead state of cosmopolitan society.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca entre obras de artistas contemporâneos as manifestações da morte que emergem da longa tradição artística com o tema em seu amplo escopo. Parte-se de um panorama histórico que, com o uso de uma perspectiva de Warburg, sugere a sobrevivência (Nachleben) das imagens ligadas à morte no imaginário dos povos e o surgimento de novos códigos com base nos antigos, que recusam sua morte em esquecimento. No momento-mundo atual, tão científico e materialista, porém profundamente estético e simbólico, a morte é interdita, mas ela fura seu bloqueio constantemente por meio da cultura de massa e das belas artes. Nesse fluxo de sobrevivências, as imagens atuais são divididas nesta pesquisa em quatro domínios, a saber: das violências do poder, das lembranças do tempo, do apocalipse da natureza e da sobrevivência do espírito. Nesses domínios residem os símbolos imagéticos da morte contemporânea e também sobrevivências de eras remotas que se acreditava terem sido vencidas. Conclui-se que os artistas têm refletido sobre a finitude coletiva e individual de diversas maneiras para reestabelecer os vínculos entre a morte e a vida, além de jogar com o estado morto-vivo da sociedade cosmopolita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectSobrevivênciapt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.subject.otherArte - Históriapt_BR
dc.subject.otherArte - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherMorte na arte - Séc. XXIpt_BR
dc.subject.otherAntropologiapt_BR
dc.title“Em meus pensamentos você está tão longe”: manifestações da morte na arte contemporâneapt_BR
dc.title.alternative"In my thoughts you are far away": manifestations of death in contemporary artpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons