Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/63970
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
Título(s) alternativo(s): | Children motivational factors and quality assessment of artistic gymnastics online training sessions |
Autor(es): | Karine Naves de Oliveira Goulart Stayce Moreira Fortunato Gabrielle Batista Dias Laura Lírio Resende Cerqueira Samuel Penna Wanne Myrian Nunomura Ivana Montandon Soares Aleixo |
Resumen: | O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas. |
Abstract: | This study aimed to analyse the motivational factors for artistic gymnastics (AG) online training sessions and the children’s perception regarding the quality of this training. A sample of 39 children answered the Motivation for Sports Practice Inventory and a structured questionnaire to assess the quality of online sessions. A total of 67%, 53%, and 30% of the children reported the reasons related to “sports competence”, “health”, and “friendship/leisure” are “very important”, respectively. All dimensions evaluated in the structured questionnaire showed a percentage of satisfaction greater than 75%. Therefore, “Sports competence” is the main motivational factor for participation in AG online training sessions. Overall, children were satisfied with the quality of this online training. |
Asunto: | Educação a distância Ginástica Motivação Satisfação pessoal |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220020 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63970 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbce/a/9GN4g9GR3ZZvHP3m5jfgrKH/abstract/?lang=pt# |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística.pdf | 376.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.