Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/63970
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
Título(s) alternativo(s): Children motivational factors and quality assessment of artistic gymnastics online training sessions
Autor(es): Karine Naves de Oliveira Goulart
Stayce Moreira Fortunato
Gabrielle Batista Dias
Laura Lírio Resende Cerqueira
Samuel Penna Wanne
Myrian Nunomura
Ivana Montandon Soares Aleixo
Resumen: O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas.
Abstract: This study aimed to analyse the motivational factors for artistic gymnastics (AG) online training sessions and the children’s perception regarding the quality of this training. A sample of 39 children answered the Motivation for Sports Practice Inventory and a structured questionnaire to assess the quality of online sessions. A total of 67%, 53%, and 30% of the children reported the reasons related to “sports competence”, “health”, and “friendship/leisure” are “very important”, respectively. All dimensions evaluated in the structured questionnaire showed a percentage of satisfaction greater than 75%. Therefore, “Sports competence” is the main motivational factor for participation in AG online training sessions. Overall, children were satisfied with the quality of this online training.
Asunto: Educação a distância
Ginástica
Motivação
Satisfação pessoal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220020
URI: http://hdl.handle.net/1843/63970
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbce/a/9GN4g9GR3ZZvHP3m5jfgrKH/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística.pdf376.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.