Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64031
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Identificação e mediação cultural no PELC-Bahia: participação e envolvimento dos beneficiários nas atividades do programa
Título(s) alternativo(s): Identification and cultural mediation in PELC-Bahia: participation and involvement of beneficiaries in program activities
Identificación y mediación cultural en PELC-Bahia: participación e implicación de los beneficiarios em las actividades del programa
Autor(es): Jenifer Lourenço Borges Vieira
Elisângela Chaves
Jose Alfredo Oliveira Debortoli
Resumen: O presente texto traz uma discussão sobre a possibilidade de identificação e de mediação cultural a partir da análise da participação e do envolvimento dos indivíduos nas atividades sistemáticas (oficinas) e assistemáticas (festas e comemorações) ofertadas no âmbito do Programa de Esporte e Lazer da Cidade desenvolvido no Estado da Bahia (PELC-Bahia), entre os anos de 2017 e 2019. Para tal, utilizou-se um questionário eletrônico, no modelo Survey, aplicado aos coordenadores de núcleo e aos agentes sociais que atuaram nos 100 núcleos do programa durante seu desenvolvimento. A partir do relato dos indivíduos envolvidos na pesquisa, foi possível verificar que tanto as atividades sistemáticas quanto as assistemáticas desenvolvidas no âmbito do programa podem ser entendidas como possibilidades de mediação cultural e, também, podem influenciar o processo de identificação cultural dos indivíduos que estiveram envolvidos no PELC-Bahia.
Abstract: The present text brings the discussion about the possibility of identification and cultural mediation from the analysis of the participation and involvement of individuals in systematic (workshops) and unsystematic activities (parties and celebrations) offered under the Sport and Leisure Program of the City developed in the State da Bahia, PELC-Bahia, between the years 2017 and 2019. To this end, it uses an electronic questionnaire, in the Survey model, applied to the coordinators of the nucleus and social agents who worked in the 100 centers of the program during its development. From the reports of the individuals involved in the research, it was possible to verify that both the systematic and unsystematic activities developed within the scope of the program can be understood as a possibility of cultural mediation and can also influence the process of cultural identification of the individuals who were involved in the PELC -Bahia.
Asunto: Lazer
Educação Física
Políticas públicas
Ésportes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64031
Fecha del documento: 21-mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/40582
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira De Estudos Do Lazer
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
IDENTIFICAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL NO PELC-BAHIA_ UM ESTUDO DE CASO.pdf327.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.