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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel do preceptor na formação profissional em serviço de saúde
Título(s) alternativo(s): The role of the preceptor in professional training in health services
Autor(es): Andréa Clemente Palmier
Hindyara Brione Teixeira
Cléris Blanco de Souza
João Henrique Lara do Amaral
Marcos Azeredo Furquim Werneck
Renata de Castro Martins
Resumen: O estudo objetivou avaliar o papel do preceptor na formação do estudante de Odontologia na disciplina “Estágio Supervisionado em Odontologia” da Faculdade de Odontologia da UFMG. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas sobre as experiências e impressões dos estudantes, professores e preceptores de seis campos de estágio localizados em Belo Horizonte. Onze estudantes, dez preceptores e quatro professores participaram deste estudo. Todos os alunos e professores e 50% dos preceptores consideram que a preceptoria faz parte das atribuições do profissional de saúde. A maioria dos atores afirmou que o profissional de saúde se sente motivado e preparado para atuar como preceptor. Todos os atores consideraram importante a participação do estudante em estágios em serviços de saúde durante a formação profissional e afirmaram que o preceptor tem conhecimento sobre os objetivos da disciplina. Apenas 20% dos preceptores afirmaram que já participaram de curso de capacitação de preceptoria e 80% manifestaram interesse em participar. A percepção dos participantes sobre o papel do preceptor na formação do profissional de saúde foi positiva. Alguns preceptores não têm consciência de que a preceptoria faz parte de sua atribuição como profissional da saúde. São necessárias ações que busquem capacitar e conscientizar os preceptores do seu papel na formação dos futuros profissionais de saúde.
Abstract: The study aimed to evaluate the role of the preceptor in the training of dentistry students in the discipline "Supervised Internship in Dentistry" at the Faculty of Dentistry at UFMG. A questionnaire with open and closed questions about the experiences andimpressions of students, teachers and tutors from six internship fields located in Belo Horizonte was used. Eleven students, ten preceptors and four professors participated in this study. All students and professors and 50% of preceptors consider that preceptorship is part of the health professional's attributions. Most actors stated that the health professional feels motivated and prepared to act as a preceptor. All actors considered important the student's participation in internships in health services during professional training and stated that the preceptor knows about the discipline's objectives. Only 20% of preceptors said they had already participated in a preceptorship training course and 80% expressed interest in participating. The participants' perception of the role of the preceptor in the training of health professionals was positive. Some preceptors are not aware that preceptorship is part of their role as health professional. Actions that seek to train and make preceptors aware of their role in trainingfuture health professionals are needed.
Asunto: Preceptoria
Sistema Único de Saúde
Atenção à saúde
Recursos humanos em odontologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1704
URI: http://hdl.handle.net/1843/64072
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1704
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da ABENO
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