Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniel Francisco Bastos Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654772643235994pt_BR
dc.contributor.referee1Marlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Augusto Oliveira Santospt_BR
dc.creatorMaria de Fátima Ribeiro dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T12:09:28Z-
dc.date.available2024-02-19T12:09:28Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64149-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the implementation of the Full-Time High School Policy in Minas Gerais from 2017 to 2021. The objective of the research is to analyze the possible differences between the annual indicators of school dropout and the Ideb of some state public schools that offer Regular High School and Full-Time High School. This is an important public policy that aims to contribute to raising the quality of this stage of education, whose results are below the recommended. The methodological path adopted was descriptive, with a qualitative and quantitative approach, having as an instrument of data collection the documentary research in digital platforms of public data, which were analyzed through the technique of content analysis. The results obtained showed that there is a greater correlation between the high dropout rates and the low Ideb results, which can be seen in the analysis of data from EMTI schools, while in general, Regular High Schools obtained more satisfactory grades with a lower incidence of dropout. As for the municipalities, the Ideb scores showed better performance of the schools in Belo Horizonte. However, as for school dropout, the rates are very similar in both municipalities. Thus, it was found that, in this case, abandonment was not the determining factor for the difference in Ideb results presented. Finally, regarding the EMTI Promotion Policy in Minas Gerais, the expansion of comprehensive high school should still be boosted, since there was a decrease in the number of enrollments. Finally, an intervention proposal was presented to contribute to the mitigation of school dropout in the context of Integral Education, with the creation of an Agenda of articulated actions, based on a Strategic Planning to be built by each school, based on the needs of each student in a situation of potential abandonment.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa buscou-se investigar a implementação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais no período de 2017 a 2021. O objetivo da pesquisa é analisar as possíveis diferenças existentes entre os indicadores anuais de abandono escolar e o Ideb de algumas escolas públicas estaduais que ofertam o Ensino Médio Regular e o Ensino Médio de Tempo Integral. Trata-se de importante política pública que visa contribuir para a elevação da qualidade desta etapa de ensino, cujos resultados encontram-se abaixo do recomendado. O percurso metodológico adotado foi de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental em plataformas digitais de dados públicos, os quais foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que há uma maior correlação entre os altos índices de abandono, com os baixos resultados do Ideb, perceptível na análise dos dados das escolas de EMTI enquanto, em geral, as escolas de Ensino Médio Regular obtiveram notas mais satisfatórias com uma incidência menor de abandono. Quanto aos municípios, as notas do Ideb demostraram melhor desempenho das escolas de Belo Horizonte. Entretanto, quanto ao abandono escolar, as taxas são bem similares nos dois municípios. Constou-se assim que, neste caso, o abandono não foi o fator determinante para a diferença de resultados do Ideb apresentados. Por fim, quanto à Política de Fomento ao EMTI em Minas Gerais, a expansão do ensino médio integral ainda deve ser impulsionada, visto que apresentou queda no número de matrículas. Por outro lado, constatou-se que, de 2018 a 2022, a matrícula integrada à educação profissional cresceu 36%. Por fim, foi apresentada uma proposta de intervenção para contribuir com a mitigação do abandono escolar no contexto do Ensino Integral, com a criação de uma Agenda de ações articuladas, a partir de um Planejamento Estratégico a ser construído por cada escola, baseado nas necessidades de cada aluno em situação de potencial abandono.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino Médio Tempo Integralpt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleA implementação da política de ensino médio integral em Minas Gerais no período de 2017 a 2021: a relação entre os indicadores do abandono escolar e do Ideb..pt_BR
dc.title.alternativeThe implementation of the comprehensive secondary education policy in Minas Gerais in the period from 2017 to 2021: the relationship between school dropout indicators and Ideb.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública Municipal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final Monografia Gestão Pública MFRS_PDF A.pdf663.52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons