Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64153
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desafios na implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual de Minas Gerais
Autor(es): Gabriela Rodrigues de Melo Rocha
primer Tutor: Daniel Francisco Bastos Monteiro
Resumen: O Brasil tem buscado, através de projetos e incentivos, oferecer um ensino público de qualidade, no entanto, a maioria das políticas implementadas no país voltadas para a educação pública foram insuficientes para promover a melhoria da qualidade da educação no Brasil. O projeto do Novo Ensino Médio trata da “reforma” na educação básica. Um dos motivos que sustentam essa proposta seriam as mudanças ocorridas na juventude e no mundo de modo geral, neste contexto o Ensino Médio tradicional não atrairia a atenção dos alunos, acarretando em desinteresse, evasão escolar, dentre outros problemas. Nesse novo formato, do Novo Ensino Médio, os alunos teriam a liberdade de escolher o que estudar, conforme o que mais agrada ou tenha relação com a profissão almejada por eles. Essa liberdade de “escolher” o que estudar é impulsiona o protagonismo juvenil, tornando o estudo mais atrativo. O objetivo deste estudo foi compreender os processos realizados por Escolas Públicas no processo de implementação do Novo Ensino Médio e a resistência que o envolve. Entende-se que este trabalho é de extrema relevância, à medida em que, se pretende entender quais as lacunas, dificuldades e processos foram realizados. A metodologia de trabalho foi desenvolvida utilizando-se o método de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário de pesquisa pública, onde foram feitas perguntas acerca da problemática que envolve a implementação do Novo Ensino Médio, não sendo necessária a identificação dos participantes. Os questionários foram respondidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Conclui-se que a implementação de projetos, com resultados satisfatórios, depende de um bom planejamento, participação direta dos envolvidos e a colaboração dos departamentos diversos, visando garantir uma boa comunicação e coordenação, alcançando assim os resultados desejados. Os dados apresentam evidências de que a resistência encontrada na implementação do Novo Ensino Médio está atrelada a falta de planejamento, capacitações e inclusão dos alunos e professores na tomada de decisões.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64153
Fecha del documento: 27-oct-2023
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