Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64153
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dc.contributor.advisor1Daniel Francisco Bastos Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/7734693/daniel-francisco-bastos-monteiropt_BR
dc.creatorGabriela Rodrigues de Melo Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T12:27:52Z-
dc.date.available2024-02-19T12:27:52Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64153-
dc.description.resumoO Brasil tem buscado, através de projetos e incentivos, oferecer um ensino público de qualidade, no entanto, a maioria das políticas implementadas no país voltadas para a educação pública foram insuficientes para promover a melhoria da qualidade da educação no Brasil. O projeto do Novo Ensino Médio trata da “reforma” na educação básica. Um dos motivos que sustentam essa proposta seriam as mudanças ocorridas na juventude e no mundo de modo geral, neste contexto o Ensino Médio tradicional não atrairia a atenção dos alunos, acarretando em desinteresse, evasão escolar, dentre outros problemas. Nesse novo formato, do Novo Ensino Médio, os alunos teriam a liberdade de escolher o que estudar, conforme o que mais agrada ou tenha relação com a profissão almejada por eles. Essa liberdade de “escolher” o que estudar é impulsiona o protagonismo juvenil, tornando o estudo mais atrativo. O objetivo deste estudo foi compreender os processos realizados por Escolas Públicas no processo de implementação do Novo Ensino Médio e a resistência que o envolve. Entende-se que este trabalho é de extrema relevância, à medida em que, se pretende entender quais as lacunas, dificuldades e processos foram realizados. A metodologia de trabalho foi desenvolvida utilizando-se o método de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário de pesquisa pública, onde foram feitas perguntas acerca da problemática que envolve a implementação do Novo Ensino Médio, não sendo necessária a identificação dos participantes. Os questionários foram respondidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Conclui-se que a implementação de projetos, com resultados satisfatórios, depende de um bom planejamento, participação direta dos envolvidos e a colaboração dos departamentos diversos, visando garantir uma boa comunicação e coordenação, alcançando assim os resultados desejados. Os dados apresentam evidências de que a resistência encontrada na implementação do Novo Ensino Médio está atrelada a falta de planejamento, capacitações e inclusão dos alunos e professores na tomada de decisões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMudança Organizacional.pt_BR
dc.titleDesafios na implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

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TCC UFMG (1)_organized.pdfDesafios na implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual de Belo Horizonte - MG774.65 kBAdobe PDFView/Open


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