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http://hdl.handle.net/1843/64153
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Daniel Francisco Bastos Monteiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://www.escavador.com/sobre/7734693/daniel-francisco-bastos-monteiro | pt_BR |
dc.creator | Gabriela Rodrigues de Melo Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T12:27:52Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T12:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/64153 | - |
dc.description.resumo | O Brasil tem buscado, através de projetos e incentivos, oferecer um ensino público de qualidade, no entanto, a maioria das políticas implementadas no país voltadas para a educação pública foram insuficientes para promover a melhoria da qualidade da educação no Brasil. O projeto do Novo Ensino Médio trata da “reforma” na educação básica. Um dos motivos que sustentam essa proposta seriam as mudanças ocorridas na juventude e no mundo de modo geral, neste contexto o Ensino Médio tradicional não atrairia a atenção dos alunos, acarretando em desinteresse, evasão escolar, dentre outros problemas. Nesse novo formato, do Novo Ensino Médio, os alunos teriam a liberdade de escolher o que estudar, conforme o que mais agrada ou tenha relação com a profissão almejada por eles. Essa liberdade de “escolher” o que estudar é impulsiona o protagonismo juvenil, tornando o estudo mais atrativo. O objetivo deste estudo foi compreender os processos realizados por Escolas Públicas no processo de implementação do Novo Ensino Médio e a resistência que o envolve. Entende-se que este trabalho é de extrema relevância, à medida em que, se pretende entender quais as lacunas, dificuldades e processos foram realizados. A metodologia de trabalho foi desenvolvida utilizando-se o método de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário de pesquisa pública, onde foram feitas perguntas acerca da problemática que envolve a implementação do Novo Ensino Médio, não sendo necessária a identificação dos participantes. Os questionários foram respondidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Conclui-se que a implementação de projetos, com resultados satisfatórios, depende de um bom planejamento, participação direta dos envolvidos e a colaboração dos departamentos diversos, visando garantir uma boa comunicação e coordenação, alcançando assim os resultados desejados. Os dados apresentam evidências de que a resistência encontrada na implementação do Novo Ensino Médio está atrelada a falta de planejamento, capacitações e inclusão dos alunos e professores na tomada de decisões. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Mudança Organizacional. | pt_BR |
dc.title | Desafios na implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
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File | Description | Size | Format | |
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TCC UFMG (1)_organized.pdf | Desafios na implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual de Belo Horizonte - MG | 774.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
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