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dc.contributor.advisor1José Eustáquio Machado de Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2582202671258213pt_BR
dc.contributor.referee1José Eustáquio Machado de Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Henrique Vianna Lopes Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee3Eduardo Amaral Aquinopt_BR
dc.creatorRaquel Pereira Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T13:14:58Z-
dc.date.available2024-02-19T13:14:58Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64159-
dc.description.abstractThe shopping center is not just a space for services, shopping, and entertainment; it is a place of intense physical change, people circulation, and multiple activities, making it equivalent to a small city due to its structure, complexity, and population. Therefore, proper attention is necessary for the impact on different physical and cultural levels that are prevalent there. Within this context, there is a need to reduce the volume of waste generated in various types of establishments within this sector, which cause environmental impacts. Thus, commercial centers such as shopping malls, which generate a significant amount of waste, have the responsibility to develop a plan capable of minimizing the quantity of waste sent to landfills, thereby increasing their lifespan. Therefore, this work aims to present a study based on observations and data from a specific shopping mall, Minas Shopping, located in Belo Horizonte, to propose a feasibility study for the creation of an area dedicated to environmental education within the establishment. This area should promote awareness of the issue and the reuse of the mall's organic solid waste. Based on the obtained results, the proposed viability of guidelines for the reduction of solid waste sent to landfills can be observed. These include better utilization of recyclable materials, promoting environmental education actions and social mobilization of employees, and fostering teamwork among different sectors such as operations, marketing, tenants, outsourced companies, and those involved in the complex waste management process.pt_BR
dc.description.resumoO shopping center não é apenas um espaço de serviços, compras e entretenimento, é um local de intensa mudança física, de circulação de pessoas, de pluriatividades, fazendo com que o espaço seja equivalente a uma pequena cidade, devido sua estrutura, complexidade e população ali presente. Sendo assim, é necessário a devida atenção dos impactos ambientais que podem vir de suas atividades. Dentro desse pensamento, evidencia-se a necessidade de redução do volume de resíduos gerados nos vários tipos de empreendimentos dentro desse segmento e que causam impactos ambientais. Assim, centros comercias como shopping centers cuja geração é bastante significativa, têm o dever de desenvolver um plano capaz de minimizar a quantidade de resíduos que seguem para o aterrosanitário, aumentando sua vida útil. Dessa forma este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise, a partir de observações e dados de um shopping específico o Minas Shopping localizado em Belo Horizonte, para propor ações e implantar na prática a criação de uma área destinada à educação ambiental dentro do empreendimento, que promova ao mesmo tempo uma conscientização quanto ao tema, ações para o melhor gerenciamento dos resíduos, com foco no reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos do próprio shopping, melhorando seu processo de gestão, seletividade e implantar o reuso da máteria organica produzida. Por meio dos resultados obtidos e ações realizadas, pôde-se observar a viabilidade da proposta apresentada no trabalho, com a redução dos resíduos sólidos enviados para os aterros, citam-se: o melhor aproveitamento dos materiais recicláveis, estimulo a ações de educação ambiental e mobilização social dos colaboradores, associadas a um trabalho em equipe de diferentes setores, operacionais, marketing, lojistas, empresas terceirizadas e envolvidos no processo complexo de gestão dos resíduos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherResíduos sólidospt_BR
dc.subject.otherGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.titleAproveitamento dos resíduos sólidos gerados no Minas Shopping, em Belo Horizonte (MG), em projetos da empresa voltados para a Educação Ambiental e o apoio a comunidadespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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