Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64197
Type: Dissertação
Title: Construção e validação de um instrumento de avaliação da fluência e da compreensão de leitura para estudantes do ensino médio e superior
Authors: Luiz Felipe dos Santos
First Advisor: Luciana Mendonça Alves
First Co-advisor: Vanessa de Oliveira Martins-Reis
Abstract: O ensino médio no Brasil busca fortalecer competências do ensino fundamental e desenvolver habilidades essenciais para a vida adulta. Já o ensino superior tem como objetivo formar profissionais qualificados em suas áreas de especialização. No entanto, existem poucos estudos que investigam o desenvolvimento da leitura e compreensão de texto em adolescentes e adultos. Objetivo: elaborar um instrumento de avaliação da fluência e compreensão de leitura adequado para estudantes do ensino médio e superior. Metodologia: O estudo contou com a participação de 54 estudantes do Ensino Superior de ambos os gêneros, com idades entre 19 e 48 anos, matriculados em universidades públicas e privadas em cidades de Minas Gerais. O processo metodológico para a elaboração de um instrumento de avaliação da fluência de leitura e compreensão de texto seguiu a metodologia sugerida por Coluci, Alexandre e Milani, (2015). A coleta de dados foi feita de forma remota. A análise das respostas e sugestões dos especialistas foi feita de forma: quantitativa, utilizando cálculo da porcentagem de concordância e qualitativa das sugestões de correção. Para os dados dos testes de leitura, foi utilizada estatística descritiva e inferencial, com um nível de significância de 5%, das variáveis taxa, acurácia e tempo total de leitura e acertos nas questões de compreensão de texto. Resultados: o estudo 1 apresenta a metodologia de construção de um instrumento de avaliação da fluência e compreensão de texto, composto por um texto expositivo e dez questões de múltipla escolha. Foi elaborado um texto-base intitulado “A ilha inabitável”, composto por 521 palavras e Índice de Facilidade de Leitura de Flesh de 26.57; e um questionário de múltipla escolha com dez questões, sendo cinco literais e cinco inferenciais. O texto-base foi considerado adequado, mas houve necessidade de revisão no questionário de múltipla escolha. O estudo 2 teve como objetivo validar o instrumento de avaliação da fluência e de compreensão de leitura em estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior. Os participantes foram divididos em três grupos: O grupo QA respondeu o questionário antes de ler o texto em voz alta, o grupo QD fez a leitura em voz alta antes de responder o questionário e o grupo DL realizou duas leituras, uma silenciosa e outra em voz alta, antes de responder o questionário. Os resultados mostraram que os grupos tiveram resultados semelhantes em relação à fluência de leitura, e não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos na tarefa de compreensão de texto. O instrumento de avaliação da fluência e da compreensão de leitura é adequado para mensurar o desenvolvimento de leitura em estudantes. Contudo, o questionário de compreensão de leitura não se mostrou acurado para identificar as diferentes habilidades requeridas para este processo, especialmente para as questões inferenciais.
Abstract: Secondary education in Brazil seeks to strengthen elementary school skills and develop essential skills for adult life. Higher education aims to train qualified professionals in their areas of specialization. However, there are few studies that investigate the development of reading and text comprehension in adolescents and adults. Objective: to develop an instrument to assess fluency and reading comprehension suitable for high school and higher education students. Methodology: The study involved the participation of 54 higher education students of both genders, aged between 19 and 48, enrolled in public and private universities in cities in Minas Gerais. The methodological process for developing an instrument to assess reading fluency and text comprehension followed the methodology suggested by Coluci, Alexandre and Milani, (2015). Data collection was done remotely. The analysis of the experts' responses and suggestions was carried out in a quantitative way, using a calculation of the percentage of agreement and qualitative correction suggestions. For data from reading tests, descriptive and inferential statistics were used, with a significance level of 5%, for the variables rate, accuracy and total reading time and correct answers in text comprehension questions. Results: study 1 presents the methodology for constructing an instrument for assessing fluency and text comprehension, consisting of an expository text and ten multiple-choice questions. A base text entitled “The Uninhabitable Island” was created, consisting of 521 words and a Flesh Reading Ease Index of 26.57; and a multiple-choice questionnaire with ten questions, five literal and five inferential. The base text was considered adequate, but there was a need to revise the multiple-choice questionnaire. Study 2 aimed to validate the instrument for assessing fluency and reading comprehension in high school and higher education students. Participants were divided into three groups: The QA group answered the questionnaire before reading the text aloud, the QD group read it aloud before answering the questionnaire and the DL group read it twice, one silently and the other in out loud before answering the questionnaire. The results showed that the groups had similar results in relation to reading fluency, and there was no statistically significant difference between the groups in the text comprehension task. The reading fluency and comprehension assessment instrument is suitable for measuring reading development in students. However, the reading comprehension questionnaire did not prove to be accurate in identifying the different skills required for this process, especially for inferential questions.
Subject: Leitura
Compreensão
Estudo de validação
Adolescente
Fonoaudiologia
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64197
Issue Date: 10-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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