Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64217
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta terapêutica em grupo: dificuldades na apropriação da leitura e da escrita
Título(s) alternativo(s): Group therapeutic proposal: difficulties in appropriating reading and writing
Autor(es): Denise Brandão de Oliveira e Britto
Lidia Mara Silva Pinto
Resumo: O presente trabalho refere-se à descrição de caso clínico e aborda o atendimento fonoaudiológico em grupo de crianças com dificuldades em linguagem escrita. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma proposta terapêutica em grupo com crianças com dificuldades no processo de apropriação da leitura e da escrita. Para realização do experimento foram escolhidas quatro crianças de oito anos de idade com queixa de dificuldades na leitura e na escrita. Elas foram avaliadas individualmente, estimuladas com atividades de consciência fonológica durante quinze encontros de uma hora cada e reavaliadas individualmente. Após as 15 estimulações os dados obtidos demonstraram que os sujeitos desenvolveram as habilidades de leitura, consciência fonológica, escrita, memória e cópia, com ganhos significativos nas tarefas avaliadas, o que permite considerar que a proposta terapêutica de realizar sessões de terapia fonoaudiológica em grupo mostrou-se eficaz
Abstract: This paper refers to the description of a clinical case and approaches group speech-language therapy of children with difficulties in written language. The aim of the study was to evaluate the efficacy of a therapeutic proposal in a group with children with impairments in the process of appropriation of reading and writing. Four children, eight years old, complaining of difficulties in reading and writing were selected for the experiment. They were evaluated individually, stimulated with phonological awareness activities during fifteen one-hour meetings and individually re-evaluated. After the 15 stimulations, the data showed that the subjects developed reading, phonological awareness, writing, memory and copy skills, with significant gains in the evaluated tasks, which allows us to consider that the therapeutic proposal of group speech therapy sessions was effective.
Assunto: Fonoaudiologia
Linguagem e cultura
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64217
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/bio/article/view/1533
metadata.dc.relation.ispartof: Revista NBC
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA TERAPÊUTICA EM GRUPO_ DIFICULDADES NA APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA.pdf242.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.