Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64314
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Organization of oral health actions in primary care from the perspective of dental managers and dentists: process of work, planning and social control
Título(s) alternativo(s): Organização de ações de saúde bucal na atenção básica a partir da perspectiva de gestores em saúde bucal e cirurgiões dentistas: processo de trabalho, planejamento e controle social
Autor(es): Sílvia Helena Campos Andraus
Raquel Conceição Ferreira
João Henrique Lara do Amaral
Marcos Azeredo Furquim Werneck
Resumo: Objective: The aim of this study was to evaluate both the managers’ and dental surgeons’ perception about the organization of oral health actions in primary care, regarding the work process, planning and social control, in a health micro region. Methods: Qualitative study case with the performance of interviews with oral health managers and focal group with dental surgeons. The content analysis proposed by Bardin was used. Results: The management of the planning and work process is characterized by isolated actions, low institutional support and verticalized authoritarian processes. In the scope of primary care, there is no integrality nor intersectoriality. The managers and dental surgeons have little access to the fundamental indicators and parameters to the initial diagnosis of the planning. Conclusion: The National Program of Improvement to the Access and Quality in Primary Care allowed a possible breakthrough in the current model, with the implementation of new ways of work organization and production, record information, planning and action implementation. There is hardly any social control.
Abstract: Objetivo Avaliar a percepção de gestores e cirurgiões dentistas acerca das principais dificuldades de organização das ações de Saúde Bucal na atenção básica, na microrregião de Ituiutaba (MG), referentes ao processo de trabalho, integralidade, gestão, planejamento e controle social. Métodos Estudo de caso de natureza qualitativa, com realização de entrevistas com os gestores de saúde bucal de cada município e Grupo Focal com cirurgiões dentistas. Análise dos resultados realizada com o emprego do método de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados A gestão do planejamento e do processo de trabalho dos serviços de Saúde Bucal caracteriza-se por ações isoladas, baixo apoio institucional e processos autoritários verticalizados. No âmbito da atenção básica, não há integralidade e intersetorialidade. Os gestores e os cirurgiões dentistas têm pouco acesso aos indicadores e parâmetros que são fundamentais aos diagnósticos iniciais do planejamento. Ainda predomina o modelo de atenção baseado na demanda espontânea. Conclusão O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica significou o momento de maior possibilidade de superação do atual modelo, com a instauração de novas formas de organizar o trabalho, de produzir, registrar informações, de planejar e implantar as ações. O controle social praticamente inexiste
Assunto: Saúde Coletiva
Saúde Pública
Trabalho
Saúde bucal
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000083354
URI: http://hdl.handle.net/1843/64314
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rgo/a/QDvqqGryBgxz4vGJwpns7Rs/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: RGO - Revista Gaúcha de Odontologia
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