Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSílvia Helena Campos Andrauspt_BR
dc.creatorRaquel Conceição Ferreirapt_BR
dc.creatorJoão Henrique Lara do Amaralpt_BR
dc.creatorMarcos Azeredo Furquim Werneckpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T16:18:16Z-
dc.date.available2024-02-20T16:18:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume65pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage335pt_BR
dc.citation.epage343pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1981-863720170002000083354pt_BR
dc.identifier.issn1981-8637pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64314-
dc.description.abstractObjetivo Avaliar a percepção de gestores e cirurgiões dentistas acerca das principais dificuldades de organização das ações de Saúde Bucal na atenção básica, na microrregião de Ituiutaba (MG), referentes ao processo de trabalho, integralidade, gestão, planejamento e controle social. Métodos Estudo de caso de natureza qualitativa, com realização de entrevistas com os gestores de saúde bucal de cada município e Grupo Focal com cirurgiões dentistas. Análise dos resultados realizada com o emprego do método de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados A gestão do planejamento e do processo de trabalho dos serviços de Saúde Bucal caracteriza-se por ações isoladas, baixo apoio institucional e processos autoritários verticalizados. No âmbito da atenção básica, não há integralidade e intersetorialidade. Os gestores e os cirurgiões dentistas têm pouco acesso aos indicadores e parâmetros que são fundamentais aos diagnósticos iniciais do planejamento. Ainda predomina o modelo de atenção baseado na demanda espontânea. Conclusão O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica significou o momento de maior possibilidade de superação do atual modelo, com a instauração de novas formas de organizar o trabalho, de produzir, registrar informações, de planejar e implantar as ações. O controle social praticamente inexistept_BR
dc.description.resumoObjective: The aim of this study was to evaluate both the managers’ and dental surgeons’ perception about the organization of oral health actions in primary care, regarding the work process, planning and social control, in a health micro region. Methods: Qualitative study case with the performance of interviews with oral health managers and focal group with dental surgeons. The content analysis proposed by Bardin was used. Results: The management of the planning and work process is characterized by isolated actions, low institutional support and verticalized authoritarian processes. In the scope of primary care, there is no integrality nor intersectoriality. The managers and dental surgeons have little access to the fundamental indicators and parameters to the initial diagnosis of the planning. Conclusion: The National Program of Improvement to the Access and Quality in Primary Care allowed a possible breakthrough in the current model, with the implementation of new ways of work organization and production, record information, planning and action implementation. There is hardly any social control.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRGO - Revista Gaúcha de Odontologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação Comunitáriapt_BR
dc.subjectPlanejamento em Saúdept_BR
dc.subjectAdministração de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectIntegralidade em Saúdept_BR
dc.subjectSaúde Bucalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subject.otherSaúde Coletivapt_BR
dc.subject.otherSaúde Públicapt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.titleOrganization of oral health actions in primary care from the perspective of dental managers and dentists: process of work, planning and social controlpt_BR
dc.title.alternativeOrganização de ações de saúde bucal na atenção básica a partir da perspectiva de gestores em saúde bucal e cirurgiões dentistas: processo de trabalho, planejamento e controle socialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rgo/a/QDvqqGryBgxz4vGJwpns7Rs/?lang=enpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.