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Type: Artigo de Periódico
Title: Educação interprofissional em uma Faculdade Federal de Odontologia: uma análise exploratória
Other Titles: Interprofessional Education at a Federal School of Dentistry: an exploratory analysis
Authors: Débora de Oliveira Camargos
João Henrique Lara do Amaral
Najara Barbosa da Rocha
Abstract: A educação interprofissional (EIP) desenvolve competências colaborativas favoráveis para formação de profissionais na saúde, como trabalho em equipe, resolutividade e integralidade da atenção em saúde, porém experiências sobre EIP no ensino da Odontologia no Brasil são escassas. O objetivo deste trabalho foi analisar os planos de ensino da matriz curricular do curso de Odontologia, de uma instituição pública, no que se refere à EIP. Foi realizada pesquisa documental, descritiva, exploratória, com análise dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias e optativas, disponibilizados pelo Colegiado de Graduação em 2019 do curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre as 97 disciplinas, distribuídas do 1° ao 10° período, nenhuma disciplina citou pressupostos ou princípios da EIP. Apenas oito mencionaram alguma ação multiprofissional totalizando 15% da carga horária total do curso que corresponde a 4005 horas. Os planos de ensino evidenciaram o trabalho multiprofissional por observação (n=3) e atuação com outros profissionais (n=5). Das disciplinas que apresentam interação com outros profissionais, somente uma tem sua prática dentro da Faculdade de Odontologia. Foi percebido que estas disciplinas com trabalhos multiprofissionais são campos estratégicos para a inserção da EIP no currículo de Odontologia da UFMG. Estes resultados sugerem que a EIP é inexistente dentro do projeto pedagógico do curso em Odontologia na UFMG, quadro comum em outras instituições nacionais que oferecem este curso. Nesse sentido, é necessário um apoio e incentivo aos cursos de Odontologia para que promovam mudanças em seus currículos, visando contribuir para qualificação dos profissionais e na atenção à saúde.
Abstract: Interprofessional education (IPE) develops favorable collaboratives skills for training health professionals, such as teamwork, problem solving and comprehensive health care, but experiences about Interprofessional education in dentistry teaching in Brazil are scarce. The objective of this work was to analyze the teaching plans of the curricular matrix of the Dentistry course of a public institution, with regard to IPE. Documentary, descriptive, exploratory research was conducted, with analysis of the teaching plans of compulsory and optional disciplines, made available by the Undergraduate Collegiate in 2019 of the Dentistry course at Federal University of Minas Gerais (FUMG). Among the 97 disciplines, distributed from the 1st to the 10th period, no discipline cited principles of IPE. Only eigth mentioned some multiprofessional action, totaling 15% of the total course workload. The teaching plans showed multiprofessional work by observation (n=3) and acting with other professionals (n=5). It was perceived that these disciplines with multidisciplinary work are strategic fields for the insertion of IPE in the dentistry curriculum of FUMG. These results suggest that IPE is non-existent within the pedagogical project of the Dentistry course at FUMG, a common framework in other national institutions that offer this course. In this sense, it is necessary to support and encourage dentistry courses to promote changes in their curricula, aiming to contribute to the qualification of professionals and health care.
Subject: Odontologia
Saúde
Saúde bucal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53895
URI: http://hdl.handle.net/1843/64400
Issue Date: 27-Jan-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/53895
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Sustinere
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