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http://hdl.handle.net/1843/64703
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Prêmio por produtividade: análise da utilização de remuneração variável na Secretaria de Estado de Educação |
Autor(es): | Renato Henrique do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Ivan Beck Ckagnazaroff |
Primeiro membro da banca : | Simone Evangelista Fonseca |
Segundo membro da banca: | Kleomara Gomes Cerquinho |
Resumo: | A gestão pública contemporânea enfrenta desafios constantes, buscando aprimorar o desempenho dos servidores e reestruturar competências por meio do Choque de Gestão (CG), que visa modernizar a Administração Pública (AP). Minas Gerais ganhou destaque nacional ao introduzir o Prêmio por Produtividade (PP), um instrumento de remuneração variável abrangendo todos os servidores do Poder Executivo Estadual. Este prêmio motivava os servidores a atingir metas, promovendo a meritocracia. Essa situação levanta questões sobre como valorizar os servidores e manter a eficiência do Estado. Além disso, é essencial considerar a perspectiva da inovação no setor público, explorando como a extinção do PP afetou a capacidade do governo de Minas Gerais de promover inovações na educação básica. Este estudo teve como objetivo principal investigar como os funcionários da SEE percebem esse prêmio e como ele se relaciona com o desempenho e a adaptação social. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, empregando como método de coleta de dados a análise documental. Procurou-se identificar os impactos nas políticas de incentivo e remuneração dos servidores e buscar alternativas para promover motivação e satisfação no trabalho. O estudo se baseia em uma abordagem multidisciplinar, incluindo revisão de literatura, pesquisa qualitativa e análise política para compreender as complexas implicações da extinção do PP. Considera-se uma quebra de paradigmas e uma inovação na gestão de pessoas no setor público brasileiro. |
Assunto: | Administração Gestão pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/64703 |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
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