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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Prêmio por produtividade: análise da utilização de remuneração variável na Secretaria de Estado de Educação
Autor(es): Renato Henrique do Nascimento
Primeiro Orientador: Ivan Beck Ckagnazaroff
Primeiro membro da banca : Simone Evangelista Fonseca
Segundo membro da banca: Kleomara Gomes Cerquinho
Resumo: A gestão pública contemporânea enfrenta desafios constantes, buscando aprimorar o desempenho dos servidores e reestruturar competências por meio do Choque de Gestão (CG), que visa modernizar a Administração Pública (AP). Minas Gerais ganhou destaque nacional ao introduzir o Prêmio por Produtividade (PP), um instrumento de remuneração variável abrangendo todos os servidores do Poder Executivo Estadual. Este prêmio motivava os servidores a atingir metas, promovendo a meritocracia. Essa situação levanta questões sobre como valorizar os servidores e manter a eficiência do Estado. Além disso, é essencial considerar a perspectiva da inovação no setor público, explorando como a extinção do PP afetou a capacidade do governo de Minas Gerais de promover inovações na educação básica. Este estudo teve como objetivo principal investigar como os funcionários da SEE percebem esse prêmio e como ele se relaciona com o desempenho e a adaptação social. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, empregando como método de coleta de dados a análise documental. Procurou-se identificar os impactos nas políticas de incentivo e remuneração dos servidores e buscar alternativas para promover motivação e satisfação no trabalho. O estudo se baseia em uma abordagem multidisciplinar, incluindo revisão de literatura, pesquisa qualitativa e análise política para compreender as complexas implicações da extinção do PP. Considera-se uma quebra de paradigmas e uma inovação na gestão de pessoas no setor público brasileiro.
Assunto: Administração
Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64703
Data do documento: 28-Set-2023
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