Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64705
Tipo: Monografia (especialização)
Título: “Consequências sobrevindas no processo de ensino-aprendizagem durante e pós-pandemia”
Autor(es): Luciane Silva Santos
primer Tutor: Tiago Alves Schieber de Jesus
Resumen: A disseminação do novo Coronavírus alterou o modo de vivência a nível mundial. Medidas sanitárias que se estabeleceram em distanciamento e isolamento social foram colocadas em prática no ano de 2020, o que notadamente incidiu sobre todos os ambientes que ocasionavam circulação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo, como no caso das escolas, que tiveram de ressignificar a didática para dar continuidade ao ano letivo, caso contrário este estaria perdido. Contudo, é preciso destacar que, esta nova modalidade de ensino, causou grandes impactos na educação, onde puderam ser observados: a defasagem no aprendizado, já que a equidade de ensino e de aprendizagem não conseguiu ser mantida. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa empírica busca discorrer e destacar as consequências da educação no processo de ensino-aprendizagem durante o isolamento social e período pós-pandêmico, no que tange as dificuldades enfrentadas para sua promoção. Pode ser observado que os alunos, neste período pós pandemia, apresentam uma maior dificuldade de entendimento sobre o conteúdo didático abordado, e com isso predispõe-se em baixo rendimento escolar e baixas notas, logo uma intervenção pedagógica favoreceu o processo. Como intervenção pedagógica efetiva, que buscava a melhora do processo de ensino-aprendizagem, foram utilizados como recursos: palestras, aulas práticas, lista de exercícios de fixação (tanto em sala de aula como ‘para casa’), trabalhos/pesquisas que se transformaram em seminários produzidos pelos próprios alunos, e, uma excursão/visita educativa. Afirma-se que o uso de intervenções pedagógicas como as listadas nesse descrito, favorecem a construção do ensino, que neste momento necessita de ações que sejam efetivas quanto a construção dele no aluno.
Asunto: Administração
Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64705
Fecha del documento: 28-sep-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pública

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