Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64730
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de álcool e outras drogas
Título(s) alternativo(s): Information, beliefs and attitudes of schoolchildren about the use of alcohol and other drugs
Autor(es): Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
Eliana Aparecida Villa
Maria Odete Pereira
Marcus Luciano de Oliveira Tavares
Marlene Azevedo Magalhães Monteiro
Resumo: OBJETIVO: conhecer os níveis de informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de álcool e outras drogas. MÉTODO: estudo transversal, descritivo e exploratório com uma amostra de 240 escolares da rede municipal de educação de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foi utilizada a Escala de Representações Sociais do Consumo de Álcool e Drogas em Adolescentes. Os dados foram analisados por meio dos testes t-Student, Mann-Whitney e Correlação de Spearman. RESULTADOS: o uso de álcool e outras drogas foi apontado por 29,2% da amostra. Foi identificado que o nível de informação influencia em atitudes não permissivas e crenças positivas. CONCLUSÃO: a capacitação de escolares sobre a temática é uma importante estratégia para intervenção em escolas, devendo ser realizada de maneira intersetorial, envolvendo saúde e educação, pois desse modo, pode-se reduzir o estigma que associa a temática à marginalização.
Abstract: Objective: to know the level of information, beliefs and attitudes of schoolchildren about the use of alcohol and other drugs. Method: a cross - sectional, descriptive and exploratory study with a 240 students sample from the municipal education network of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The Scale of Social Representations of the Consumption of Alcohol and Drugs in Adolescents was used. Data was analyzed using Student’s t-test, Mann-Whitney test and Spearman Correlation. Results: alcohol and other drug use was indicated by 29.2% of the sample. It has been identified that the level of information influences non-permissive attitudes and positive beliefs. Conclusion: the training of schoolchildren on the subject is an important strategy for intervention in schools, and should be carried out in an intersectoral way, involving health and education, because in this way, the stigma that associates the issue with marginalization can be reduced.
Assunto: Drogas ilícitas
Bebidas alcoólicas
Adolescente
Serviços de saúde escolar
Saúde do adolescente
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000408
URI: http://hdl.handle.net/1843/64730
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/161572
metadata.dc.relation.ispartof: Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de àlcool e outras drogas.pdf338.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.