Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/64733
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mental health care and primary health care as a training field for nurses |
Título(s) alternativo(s): | Cuidado em saúde mental e atenção primária em saúde como campo formador para a enfermagem |
Autor(es): | Bárbara Jéssica de Melo Cezar Dias Fernanda Martinez de Oliveira Resende Giulia Ribeiro Schettino Regne Amanda Márcia Dos Santos Reinaldo Maria Odete Pereira Marcus Luciano de Olivera Tavares |
Resumen: | Objective: to present the view of two students from the last year of an undergraduate nursing program at a federal higher-education institution concerning a primary health care service and the network care provided to individuals with mental suffering. Method: this is a descriptive experience report presented through a narrative, which was produced from records on field diaries. Results: there is a lack of articulation between theory and practice in the network care provided to individuals with mental suffering; the need to observe the practice scenario in articulation with the reality where the service operates is considered. Conclusion: the students’ point of view contributes to the reflection on the teaching practice in mental health as a component that permeates global health. |
Abstract: | Objetivo: apresentar o olhar de duas acadêmicas do último ano do Curso de Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior sobre um serviço da atenção primária em saúde em relação ao cuidado a pessoa em sofrimento mental em rede. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência apresentado por meio de narrativa, que foi construída a partir do registro em diários de campo. Resultados: observa-se a não articulação entre teoria e prática no atendimento em rede da pessoa em sofrimento mental; considera-se a necessidade de observar o cenário de prática articulado à realidade onde o serviço está inserido, apontando-se a necessidade de avaliação da formação do futuro enfermeiro nesse sentido. Conclusão: o ponto de vista do aluno contribui para pensar a prática docente no ensino da saúde mental enquanto componente que perpassa a saúde global. |
Asunto: | Saúde mental Atenção primária à saúde Enfermagem Educação |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.153900 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/64733 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mental health care and primary health care as a training field for nurses.pdf | 370.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.