Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64733
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mental health care and primary health care as a training field for nurses
Título(s) alternativo(s): Cuidado em saúde mental e atenção primária em saúde como campo formador para a enfermagem
Autor(es): Bárbara Jéssica de Melo Cezar Dias
Fernanda Martinez de Oliveira Resende
Giulia Ribeiro Schettino Regne
Amanda Márcia Dos Santos Reinaldo
Maria Odete Pereira
Marcus Luciano de Olivera Tavares
Resumen: Objective: to present the view of two students from the last year of an undergraduate nursing program at a federal higher-education institution concerning a primary health care service and the network care provided to individuals with mental suffering. Method: this is a descriptive experience report presented through a narrative, which was produced from records on field diaries. Results: there is a lack of articulation between theory and practice in the network care provided to individuals with mental suffering; the need to observe the practice scenario in articulation with the reality where the service operates is considered. Conclusion: the students’ point of view contributes to the reflection on the teaching practice in mental health as a component that permeates global health.
Abstract: Objetivo: apresentar o olhar de duas acadêmicas do último ano do Curso de Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior sobre um serviço da atenção primária em saúde em relação ao cuidado a pessoa em sofrimento mental em rede. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência apresentado por meio de narrativa, que foi construída a partir do registro em diários de campo. Resultados: observa-se a não articulação entre teoria e prática no atendimento em rede da pessoa em sofrimento mental; considera-se a necessidade de observar o cenário de prática articulado à realidade onde o serviço está inserido, apontando-se a necessidade de avaliação da formação do futuro enfermeiro nesse sentido. Conclusão: o ponto de vista do aluno contribui para pensar a prática docente no ensino da saúde mental enquanto componente que perpassa a saúde global.
Asunto: Saúde mental
Atenção primária à saúde
Enfermagem
Educação
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.153900
URI: http://hdl.handle.net/1843/64733
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
metadata.dc.relation.ispartof: Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Mental health care and primary health care as a training field for nurses.pdf370.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.