Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBárbara Jéssica de Melo Cezar Diaspt_BR
dc.creatorFernanda Martinez de Oliveira Resendept_BR
dc.creatorGiulia Ribeiro Schettino Regnept_BR
dc.creatorAmanda Márcia Dos Santos Reinaldopt_BR
dc.creatorMaria Odete Pereirapt_BR
dc.creatorMarcus Luciano de Olivera Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T18:03:36Z-
dc.date.available2024-02-26T18:03:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.153900pt_BR
dc.identifier.issn1806-6976pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64733-
dc.description.abstractObjetivo: apresentar o olhar de duas acadêmicas do último ano do Curso de Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior sobre um serviço da atenção primária em saúde em relação ao cuidado a pessoa em sofrimento mental em rede. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência apresentado por meio de narrativa, que foi construída a partir do registro em diários de campo. Resultados: observa-se a não articulação entre teoria e prática no atendimento em rede da pessoa em sofrimento mental; considera-se a necessidade de observar o cenário de prática articulado à realidade onde o serviço está inserido, apontando-se a necessidade de avaliação da formação do futuro enfermeiro nesse sentido. Conclusão: o ponto de vista do aluno contribui para pensar a prática docente no ensino da saúde mental enquanto componente que perpassa a saúde global.pt_BR
dc.description.resumoObjective: to present the view of two students from the last year of an undergraduate nursing program at a federal higher-education institution concerning a primary health care service and the network care provided to individuals with mental suffering. Method: this is a descriptive experience report presented through a narrative, which was produced from records on field diaries. Results: there is a lack of articulation between theory and practice in the network care provided to individuals with mental suffering; the need to observe the practice scenario in articulation with the reality where the service operates is considered. Conclusion: the students’ point of view contributes to the reflection on the teaching practice in mental health as a component that permeates global health.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica saúde mental álcool e drogaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleMental health care and primary health care as a training field for nursespt_BR
dc.title.alternativeCuidado em saúde mental e atenção primária em saúde como campo formador para a enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=enpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7486-3317pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7167-4860pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7287-8635pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0283-2313pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8598-7603pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mental health care and primary health care as a training field for nurses.pdf370.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.