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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O produto turístico all inclusive na Ilha de Tenerife, Espanha: características, problematizações e desafios
Autor(es): Christianne Luce Gomes
Joyce Kimarce do Carmo Pereira
Resumen: Este artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou compreender as características e influências da modalidade de viagem All Inclusive (Todo Incluido –TI) na ilha de Tenerife, na Espanha. A investigação foi guiada pelos questionamentos: Como esse produto se configura em Tenerife, e quem são os turistas que o consomem? De que maneira o TI é apreendido pelos turistas? Os turistas que adquirem o TI têm motivação para visitar outros atrativos turísticos da ilha? A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas com turistas TI hospedados em dois hotéis da região, especialistas em Turismo e Hotelaria, e animadores de hotel. Os resultados evidenciaram que a principal motivação para adquirir o TI está relacionada ao preço acessível. Os depoentes alegaram disposição para consumir os produtos, benefícios e variedade de serviços ofertados no próprio empreendimento, o que acaba retendo os turistas dentro dos hotéis e inibindo visitas a outros atrativos. Quase todos os turistas entrevistados (20 dos 23) não tinham pretensão de sair do hotel para conhecer os demais atrativos da região para evitar gastos extras. Os entrevistados acreditam que o pacote proporciona tranquilidade, descanso, lazer, comodidade e liberdade. Foi possível verificar que o pacote TI é regido basicamente pelo poder privado, têm causado um grande impacto nos demais serviços, equipamentos e atrativos turísticos da região, está em constante crescimento e carece de regulamentação por meio de políticas públicas de turismo de caráter intersetorial a fim de minimizar os efeitos gerados pelo produto.
Abstract: This article is the result of a research that aimed to understand the characteristics and influences of travel mode All Inclusive (AI) on the island of Tenerife, Spain. The research was guided by the following questions: How does this product is configured in Tenerife, and who are the tourists who consume it? How it is perceived by tourists? Tourists who purchase it have motivation to visit other tourist attractions in Tenerife? The methodology was based on the literature, documentary and interviews with it tourists staying in two hotels in the area, specialists in Tourism and Hospitality, and hotel workers. The results showed that the primary motivation for acquiring IT is related to affordability. Deponents alleged willingness to consume the products, benefits and variety of services offered in the project itself, which ultimately retaining tourists in the hotels, inhibiting visits to other attractions. Almost all respondents tourists (20 of 23) tourists had no intention of leaving the hotel to meet the other attractions of the region, to avoid extra expenses. For them the primary motivation for acquiring it refers to the affordable price. Respondents believe the package provides tranquility, rest, leisure, convenience and freedom. It was verified that the it package is governed primarily by the private sector, have caused a great impact on other services, equipment and tourist attractions of the region, is constantly growing and needs regulation by means of inter-sector tourism public policies minimize the effects generated by the product.
Asunto: Turismo
Lazer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p108-130
URI: http://hdl.handle.net/1843/64736
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/109184
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Turismo Em Análise
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