Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64878
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
Título(s) alternativo(s): Students with disabilities in higher education in times of the COVID-19 pandemic
Autor(es): Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Adriana Araújo Pereira Borges
Maria Luísa Magalhães Nogueira
Resumen: A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.
Abstract: The Covid-19 pandemic has impacted higher education students. There are few studies dedicated to understanding the conditions under which students with disabilities faced the implementation of Emergency Remote Teaching. A survey was carried out with the participation of 156 students with disabilities through an online questionnaire. We sought to identify whether these students had adequate support during the pandemic, as well as the preferred resources and technologies for the scenario. The results indicate that the availability of resources was fragile, many did not receive any support. This is an already vulnerable group, for whom socioeconomic issues have been a major obstacle during the pandemic, in addition to the absence of specific strategies aimed at mental health.
Asunto: Pessoas com deficiência
Universidades
COVID-19
Acessibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1402
URI: http://hdl.handle.net/1843/64878
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402
metadata.dc.relation.ispartof: Horizontes
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19.pdf352.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.