Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64879
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudantes com deficiência na pós-graduação: perfil e trajetória acadêmica em uma instituição pública de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Students with disabilities in postgraduate courses: profile and academic trajectory at a public higher education institution
Autor(es): Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Thais Maria Melo Mendanha
Terezinha Cristina da Costa Rocha
Resumo: Neste artigo analisamos os processos de democratização do acesso e permanência na pós-graduação para estudantes com deficiência, considerando a implementação das recentes políticas de ações afirmativas. Algumas questões que guiaram o estudo foram: qual é o perfil dos estudantes com deficiência que têm ingressado na pós-graduação? Como tem sido a trajetória desses alunos em termos de permanência e de conclusão de seus cursos? Orientadas por essas questões, realizamos um estudo que teve como base a análise documental, no qual examinamos os dados dos pós-graduandos com deficiência na UFMG. Os dados analisados incluem o exame da oferta e da reserva de vagas, o ingresso, o perfil dos estudantes e, ainda, a trajetória acadêmica dos pós-graduandos com deficiência.
Abstract: In this article we analyze the processes of democratization of access and permanence in postgraduate courses for students with disabilities, considering the implementation of recent affirmative action policies. Some questions that guided the study were: what is the profile of students with disabilities who has enrolled in postgraduate courses? How has the trajectory of these students been in terms of permanence and completion of their courses? Guided by these questions, we carried out a study based on document analysis, in which we examined data from postgraduate students with disabilities at UFMG. The data analyzed includes the examination of the vacancies offered in courses, the reservation of vacancies, the admission, the profile of students, and also the academic trajectory of postgraduate students with disabilities.
Assunto: Educação de pós-graduação
Deficientes - educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64879
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4621
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Cocar
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.