Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65226
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação permanente em enfermagem no centro de tratamento intensivo
Other Titles: Permanent education in nursing at the intensive care unit
Authors: Jacqueline Aparecida de Oliveira
Carla Aparecida Spagnol
Anadias Trajano Camargos
Selme Silqueira
Soleane Franciele da Silva
Junia Melo de Oliveira
Abstract: Objetivo: analisar na literatura científica como tem sido desenvolvida a educação permanente da equipe de enfermagem no Centro de Tratamento Intensivo. Método: trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa em que se buscou por artigos entre 2007 a 2017 no idioma português, nas bases de dados, LILACS, MEDLINE, BDENF e na Biblioteca Virtual de Saúde. Realizou-se a análise descritiva dos resultados a partir dos dados existentes na figura síntese dos artigos, com respaldo na literatura científica. Resultados: encontraram-se 583 artigos e cinco compuseram a amostra final. Considera-se, de modo geral, que os resultados decorrentes das capacitações realizadas foram satisfatórios, o que mostra a importância de um programa permanente de capacitação da equipe de enfermagem na Terapia Intensiva. Conclusão: pode-se dizer que, apesar de existirem ações de educação permanente no Centro de Terapia Intensiva, essa é uma política que ainda precisa se fortalecer e se consolidar nos hospitais brasileiros, visto que, neste estudo, encontrou-se um número reduzido de artigos relacionados ao tema, o que responde, em parte, aos pressupostos das autoras relativos a esta revisão integrativa.
Abstract: Objective: to analyze in the scientific literature how the continuing education of the nursing team at the Intensive Care Unit has been developed. Method: this is a bibliographic, descriptive, integrative review type study that searched for articles between 2007 and 2017 in Portuguese, in the databases, LILACS, MEDLINE, BDENF and in the Virtual Health Library. A descriptive analysis of the results was carried out based on the existing data in the synthesis figure of the articles, supported by the scientific literature. Results: 583 articles were found and five made up the final sample. It is considered, in general, that the results resulting from the training carried out were satisfactory, which shows the importance of a permanent training program for the nursing team in Intensive Care. Conclusion: it can be said that, although there are permanent education actions in the Intensive Care Unit, this is a policy that still needs to be strengthened and consolidated in Brazilian hospitals, since, in this study, a small number of articles related to the theme, which responds, in part, to the assumptions of the authors regarding this integrative review.
Subject: Enfermagem - estudo e ensino
Educação continuada em enfermagem
Cuidados críticos
Hospitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.244644
URI: http://hdl.handle.net/1843/65226
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/244644
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de enfermagem UFPE online
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação permanente em enfermagem no centro de tratamento intensivo.pdf319.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.