Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65386
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Museus para quem? Interações entre perfil de público, lazer e turismo
Título(s) alternativo(s): Museums for whom? Interactions between public profile, leisure and tourism
Autor(es): Luiza de Sousa Lima Macedo
Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira
Resumen: O artigo reflete sobre turismo, museus e lazer a partir do estudo de público. Consiste em pesquisa quantitativa realizada em dois museus de ciências em Belo Horizonte, Minas Gerais. A amostra foi 342 formulários, distribuídos entre as instituições pesquisadas, sendo 171 em cada. Para a obtenção dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário para a abordagem quantitativa e a observação de campo, para dados qualitativos. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o programa R, versão 3.6.1, com análise de regressão e correlação. Os resultados apontam que o perfil do público se assemelha a outros no contexto nacional e internacional e confirmam o status de elite dos espaços. No caso específico do Brasil, o fator cultural pode ser destacado como uma característica definidora do distanciamento da população. Uma surpresa identificada na pesquisa foi o baixo índice de visitantes que podem ser definidos como turistas.
Abstract: This article reflects on the triad tourism, museums, and leisure from the public study. It consists of quantitative research conducted in two science museums in Brazil. The sample was 342 forms distributed equally between the surveyed institutions, 171 each. Two instruments were used to obtain data: the form for the quantitative approach and field observation, which enabled the observation of qualitative data. For the statistical treatment of the database, the R program, version 3.6.1 was used, through regression and correlation analysis. The results point out that the profile of the public is similar to others both in the national and international context and confirm the elite status of these spaces. In the specific case of Brazil, the cultural factor can be highlighted as a defining feature of distancing the population. A surprise identified in the survey was the low rate found for visitors who can be defined as tourists.
Asunto: Museus
Lazer
Turismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39107 315
URI: http://hdl.handle.net/1843/65386
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/39107
metadata.dc.relation.ispartof: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Museus para quem interações entre perfil de público, lazer e turismo.pdf978.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.