Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edite Maria Oliveira da Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707581316608650pt_BR
dc.contributor.referee1David John Cranmerpt_BR
dc.contributor.referee2Rogério Budaszpt_BR
dc.contributor.referee3Loque Arcanjo Júniorpt_BR
dc.contributor.referee4José Newton Coelho Menesespt_BR
dc.creatorFelipe Novaes Ricardopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168661325192818pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T21:32:07Z-
dc.date.available2024-03-06T21:32:07Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65402-
dc.description.abstractThis doctoral dissertation aims to comprehend and evaluate the strategies used by Brazilian musicologists in constructing narratives about 18th-century Minas Gerais, during the 20th and 21st centuries. The thesis explores a set of methodologies that includes a non antagonistic taxonomic organization of sources, into musicographic and non-musicographic groups. The approach is based on two pillars: (1) editorial recomposition of musical manuscripts, and (2) contextual/significative exploration of notarial, accounting-financial, administrative, census, and legal documentation. Therefore, the thesis is structured into four chapters following the itinerary of conceptual nuclei named as choosing, editing, inventing, and liberating. It argues for the critical reassessment of historiographical musicological practice by proposing a direction toward a paradigm of inventive freedom. The concept of inventiveness is defined as an integral part of the narrative process, grounded in the construction of an interlocus between the analyst and object(s) through the activities of observation, translation, and comprehension. Moreover, the thesis recognizes the link between the musicologist/analyst, sources, their relationships with the narrative development, and historiographical-musicological practice as an integral part of critical analysis. It argues for the awareness of subjectivity as the engine of memory elaboration, as the thread sewing together imaginaries across various procedural and methodological fields. In this scenario, the analogy of Eros and Midas is used as a strategy to understand the development of this historiographical path in musicology, conceived as articulated by a thaumaturge Narcissus. In conclusion, the thesis suggests that a potential alternative to this musicological-narrative context lies in a movement towards a pluriverbal historiographical-musicological practice that acknowledges the analyst's self-subjective foundations in the constitution of imaginaries and, therefore, recognizes inventive freedom as an agenda for musicology.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo compreender e avaliar as estratégias adotadas pela musicologia brasileira, ao longo do século XX e XXI, na elaboração de imaginários narrados acerca de uma Minas Gerais setecentista. Partindo de uma organização taxonômica não antagônica de fontes em grupos musicográficos e não-musicográficos, nesta tese são exploradas metodologias de tratamento informacional fundamentadas: por um lado, na recomposição editorial de manuscritos musicais e, por outro, na exploração contextual-significativa a partir de documentação cartorial, contábil-financeira, administrativa, jurídica e censitária relativa às práticas musicais em Minas Gerais ao século XVIII e primeiras décadas do XIX. Este percurso de compreensão foi estabelecido como meio de análise e abstração das características e direcionamentos das estruturas metodológico-procedimentais recorrentemente acionadas pela musicologia brasileira sobre o objeto aqui em tela. Dessa maneira, a tese se estrutura em quatro capítulos que seguem o itinerário conceitual escolher, editar, inventar e libertar, defendendo-se a reavaliação crítica da prática historiográfico-musicológica por meio da proposta de direcionamento a certo paradigma da liberdade inventiva, sendo o conceito de inventividade definido como integrante do processo narrativo, distante de premissas de ficcionalidade e assentado na elaboração de interlocus entre analista e objeto pela atividade de observar, traduzir e compreender. Especificamente, por reconhecer-se como parte integrante da atividade de reflexão dirigida, o vínculo estabelecido entre musicólogo/analista, fontes e suas relações com o processo de elaboração narrativa e prática historiográfico-musicológica. Desse modo, defende-se a tomada de consciência acerca da subjetividade como motor da elaboração da memória, como fio de coser imaginários, presente em campos procedimentais e metodológicos diversos. Por isso, adota-se a analogia de Eros e Midas como estratégia de compreensão da elaboração deste percurso em musicologia, sobre o recorte aqui assumido, entendido como administrado por um narciso taumaturgo. Por fim, indica-se que a possível alternativa a esta vinculação encontra-se no movimento de abertura a uma prática historiográfico-musicológica pluriverbal, que reconheça as suas bases subjetivas de constituição de imaginários e compreenda a liberdade inventiva como agenda musicológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvençãopt_BR
dc.subjectMinas Gerais setecentistapt_BR
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.subjectEditoração em músicapt_BR
dc.subjectMusicográficopt_BR
dc.subjectNão-Musicográficopt_BR
dc.subject.otherMusicologiapt_BR
dc.subject.otherMúsica e história - Minas Geraispt_BR
dc.titleO intérprete de histórias inventadas: Minas Gerais setecentista na balança da musicologiapt_BR
dc.title.alternativeThe interpreter of invented stories: 18th century Minas Gerais at musicology's scalept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4185-3865pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.