Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65419
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiência lúdica de promoção de alimentação saudável no ambiente escolar: satisfação e aprendizado dos estudantes
Título(s) alternativo(s): Playful experience to promote healthy eating in the school environment: satisfaction and student learning
Autor(es): Michele Caroline Costa
Estefânia Viana Sampaio
Viviane Ferreira Zanirati
Aline Cristine Souza Lopes
Luana Caroline Dos Santos
Resumen: O objetivo desse estudo foi analisar a satisfação e o aprendizado dos escolares participantes de uma experiência lúdica de promoção nos hábitos alimentares saudáveis. A intervenção em análise foi desenvolvida com alunos de 6 a 14 anos, de uma escola municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, e apresentou duração de sete meses. Oficinas educativas e culinárias foram desenvolvidas, com cunho lúdico. O processo de avaliação foi realizado quatro meses após a finalização das atividades por meio de uma “roda de conversa”, pautada em um roteiro estruturado submetido à análise de conteúdo. O tamanho amostral considerou a saturação do conteúdo obtida. Participaram do estudo 30 alunos, 58,6% do sexo feminino, com média de idade de 9,6 (7,0–11,0) anos. A satisfação com as atividades foi identificada por meio de comentários como “Eu gostei de tudo muito mais, eu gostei da nutrição, das historinhas, das comidas” e “Porque de vez em quando a gente não sabia o que comer e comia muita besteira, e agora a gente sabe o que não podemos”. As oficinas culinárias foram destacadas pela amostra: “Eu adorei, eu também. Tenho vontade de fazer de novo”. O aprendizado foi verificado pelos comentários referente aos grupos alimentares “Eu aprendi que o iogurte é derivado de leite…” e citação dos conceitos gerais sobre alimentação e saúde. As ações lúdicas educativas no ambiente escolar despertaram satisfação dos participantes e incentivaram a construção de conhecimentos sobre alimentação e nutrição
Abstract: The aim of this study was analyzed the satisfaction and learning of schoolchildren participating of a playful experience of promotion of healthy eating habits. The intervention, that lasted seven months, was developed with students from 6 to 14 years old of a municipal school of Belo Horizonte, Minas Gerais. It was composed of education and cooking workshops. The evaluation process was conducted four months after the completion of activities through a “conversation circle”, based on a structured questionnaire submitted to content analysis. The sample size considered the saturation of the obtained content. Thirty students, 58.6% female, participated of study with a mean age of 9.6 (7.0 – 11.0). Satisfaction with the activities was marked with comments like “I liked everything so much, I liked the nutrition, stories, meals” and “For once in a while we did not know what to eat and eat a lot of nonsense, and now we know what we can not. “ Culinary workshops were highlighted by the sample: “I loved it, me too. I want to do it again. “Learning was verified by the comments regarding the food groups “I learned that yogurt is derived from milk ....” and quote the general concepts about food and health. The playful experience in school environment awakened satisfaction of the participants and encouraged the construction of knowledge about food and nutrition.
Asunto: Adolescentes
Alimentação Escolar
Criança
Educação Alimentar e Nutricional
Comportamento Alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.201640013850
URI: http://hdl.handle.net/1843/65419
Fecha del documento: 1-ene-2016
metadata.dc.url.externa: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/286
metadata.dc.relation.ispartof: O Mundo Da Saúde
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Playful experience to promote healthy eating in the school environment_ satisfaction and student learning.pdf118.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.