Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/65419
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Experiência lúdica de promoção de alimentação saudável no ambiente escolar: satisfação e aprendizado dos estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Playful experience to promote healthy eating in the school environment: satisfaction and student learning |
Autor(es): | Michele Caroline Costa Estefânia Viana Sampaio Viviane Ferreira Zanirati Aline Cristine Souza Lopes Luana Caroline Dos Santos |
Resumen: | O objetivo desse estudo foi analisar a satisfação e o aprendizado dos escolares participantes de uma experiência lúdica de promoção nos hábitos alimentares saudáveis. A intervenção em análise foi desenvolvida com alunos de 6 a 14 anos, de uma escola municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, e apresentou duração de sete meses. Oficinas educativas e culinárias foram desenvolvidas, com cunho lúdico. O processo de avaliação foi realizado quatro meses após a finalização das atividades por meio de uma “roda de conversa”, pautada em um roteiro estruturado submetido à análise de conteúdo. O tamanho amostral considerou a saturação do conteúdo obtida. Participaram do estudo 30 alunos, 58,6% do sexo feminino, com média de idade de 9,6 (7,0–11,0) anos. A satisfação com as atividades foi identificada por meio de comentários como “Eu gostei de tudo muito mais, eu gostei da nutrição, das historinhas, das comidas” e “Porque de vez em quando a gente não sabia o que comer e comia muita besteira, e agora a gente sabe o que não podemos”. As oficinas culinárias foram destacadas pela amostra: “Eu adorei, eu também. Tenho vontade de fazer de novo”. O aprendizado foi verificado pelos comentários referente aos grupos alimentares “Eu aprendi que o iogurte é derivado de leite…” e citação dos conceitos gerais sobre alimentação e saúde. As ações lúdicas educativas no ambiente escolar despertaram satisfação dos participantes e incentivaram a construção de conhecimentos sobre alimentação e nutrição |
Abstract: | The aim of this study was analyzed the satisfaction and learning of schoolchildren participating of a playful experience of promotion of healthy eating habits. The intervention, that lasted seven months, was developed with students from 6 to 14 years old of a municipal school of Belo Horizonte, Minas Gerais. It was composed of education and cooking workshops. The evaluation process was conducted four months after the completion of activities through a “conversation circle”, based on a structured questionnaire submitted to content analysis. The sample size considered the saturation of the obtained content. Thirty students, 58.6% female, participated of study with a mean age of 9.6 (7.0 – 11.0). Satisfaction with the activities was marked with comments like “I liked everything so much, I liked the nutrition, stories, meals” and “For once in a while we did not know what to eat and eat a lot of nonsense, and now we know what we can not. “ Culinary workshops were highlighted by the sample: “I loved it, me too. I want to do it again. “Learning was verified by the comments regarding the food groups “I learned that yogurt is derived from milk ....” and quote the general concepts about food and health. The playful experience in school environment awakened satisfaction of the participants and encouraged the construction of knowledge about food and nutrition. |
Asunto: | Adolescentes Alimentação Escolar Criança Educação Alimentar e Nutricional Comportamento Alimentar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.15343/0104-7809.201640013850 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/65419 |
Fecha del documento: | 1-ene-2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/286 |
metadata.dc.relation.ispartof: | O Mundo Da Saúde |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Playful experience to promote healthy eating in the school environment_ satisfaction and student learning.pdf | 118.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.